Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 13 nov 2019

Encontro na PUCPR Toledo reuniu agentes de saúde de 18 municípios

Mais de 500 profissionais da saúde discutiram sobre o novo protocolo de atendimento da tuberculose

O novo protocolo de tratamento para tuberculose foi o tema de uma série de três encontros com os profissionais da área da saúde de Toledo e de outros 18 municípios da 20ª Regional da Secretaria de Saúde do Estado. No terceiro encontro do curso “Manejo Clínico de Tuberculose”, realizado na última quinta-feira (7) na PUCPR Câmpus Toledo.

220 profissionais, médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros, receberam orientações de diagnóstico precoce e de tratamento conforme as novas regras determinadas pelo Ministério da Saúde. No final das palestras e das análises de dados, mais de 550 profissionais da saúde estiveram envolvidos.

Andriele Gerardi, enfermeira da Secretaria de Saúde do Paraná que participou da organização do evento, afirma que a informação amplamente discutida com os profissionais reflete diretamente no sucesso do combate à tuberculose que vem crescendo em todo Estado. “Em Toledo, foram registrados só este ano mais de 20 casos de tuberculose e em toda a 20ª Regional, já passam de 50 casos confirmados da doença. Discutir o tema com os profissionais da saúde é muito importante porque traz uma agilidade significante para o diagnóstico”, ressalta.

A Universidade cedeu o espaço do auditório para que a Secretaria promovesse discussões de temas relevantes à comunidade. Este ano já estão programados mais dois encontros gratuitos e abertos ao público. No dia 27 de novembro, a palestra será sobre “A saúde do adolescente”. Já no dia 13 de dezembro acontece a “2ª Mostra de Experiências Exitosas”.

“A PUCPR é muito parceira da regional cedendo este espaço para proporcionar conhecimento aos diversos profissionais que atuam no SUS e indiretamente contribuindo para a saúde da população. Sempre somos muito bem recepcionados pelos profissionais da PUC que são prestativos e nos atendem com carinho. Somos muito gratos”, agradeceu Andriele.

O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, segundo o Ministério da Saúde, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.