Reitoria

Reitoria - 05 nov 2018

Encerramento do I Congresso Humanitas 2018

Congresso durou quatro dias

Ocorreu na última quinta-feira (01/11) o encerramento do I Congresso Humanitas 2018 que teve duração de quatro dias. O professor Waldemiro Gremski, Reitor da PUCPR, participou da solenidade de encerramento que teve a conferência do Professor Doutor Paulo Maria Bastos da Silva, catedrático e reitor da Universidade Aberta de Portugal, com o tema: Cultura para a Educação em Rede.

Na ocasião, o professor Waldemiro recebeu das mãos do  Sr. Luiz Alfredo Loiza, gerente técnico comercial para a América Latina da fabricante em Berlim do Atlas.ti, uma placa simbólica da criação do laboratório para o ensino, prática e análise de dados de pesquisa qualitativa na PUCPR.

O laboratório contará com 25 licenças permanentes do Atlas.ti. O uso de programas de computador na análise de dados pode contribuir significativamente com a qualidade da pesquisa empreendida por estudantes e pesquisadores, em seus trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, especialmente em relação à compreensão sobre a importância da sistematização e rigor, essenciais para que as pesquisas possam ter relevância no cenário científico.
Também ocorreu a entrega do selo de qualidade que outorga a certificação do CIDES como centro de formação, informação e ensino do Atlas.ti. Esta é a primeira certificação no Brasil, colocando A PUCPR  na vanguarda da pesquisa qualitativa com o uso do software de análise de dados qualitativos.

No seu pronunciamento, professor Waldemiro comentou: “Temos que nos voltar fortemente para a sociedade e as ciências humanas efetivamente têm um papel absolutamente prioritário para livrar ampla parcela de crianças e jovens da pior chaga que aflige esse país que é a desigualdade social. Uma das mais vergonhosas do mundo”.

Para finalizar, o professor Waldemiro usou uma frase de Jacques Marcovitch: “É preciso que se aproveite o espaço da sala de aula não só para formar alguém culto ou em permanente processo de aquisição cultural, certamente não podemos abrir mão do poder filosófico e artístico acumulado em milênios trocando tudo pelas novidades cibernéticas, inegavelmente bem-vindas, mas que não bastarão para a formação integral do homem”.

O evento foi organizado pelos quatro programas de pós-graduação da Escola de Educação e Humanidades e pelo Instituto Ciência e Fé.  O CONGRESSO HUMANITAS reuniu especialistas para discutir o futuro das ciências humanas.

Entre os convidados estavam educadores, filósofos, teólogos e pesquisadores que discutiram temas como epistemologia das ciências humanas, tecnologia, desenvolvimento, direitos humanos, formação de professores, educação à distância, inclusão digital, realidade virtual, ciências da religião, teologia, cultura e sociedade, metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem, entre outros temas.

Essa foi a primeira edição conjunta do evento, que unificou simultaneamente o XVI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR, o III Congresso de Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR, o I Congresso Internacional do PPGT PUCPR, o XIII Congresso de Teologia da PUCPR e o I Encontro Brasileiro dos Pesquisadores do Software ATLAS.ti. e o IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a distância e E-Learning, realizado em parceria com a Universidade Aberta de Portugal.

Participaram da foto oficial da esquerda para direita:
Prof. Dr. Alex Vicentin Villas Boas, coordenador do Programa de pós-graduação em teologia;
Prof.ª Dr.ª Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, Coordenadora do Programa de pós-graduação em direitos humanos e políticas públicas;
Prof. Dr. Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Catedrático e Reitor da Universidade Aberta de Portugal;
Professor Waldemiro Gremski, Reitor da Pontifícia Universidade Católica, do Paraná
Professor Dr. Ericson Savio Falabetti, Decano da Escola de Educação e Humanidades;
Prof.ª Dr.ª Patricia Lupion Torres, coordenadora do Programa de pós-graduação em educação;
Prof. Dr. Jelson Roberto de Oliveira, coordenador do Programa de pós-graduação em filosofia;