Escolas

Escolas - 26 jul 2019

Doutorando do PPGEPS ganha desafio internacional de computação genética e evolutiva

Sensor para avaliar qualidade da água trouxe primeira colocação para Victor Henrique

certificado-conquistado-por-estudante-do-ppgeps-em-congresso-internacionalVictor Henrique Ribeiro, estudante que integra o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da PUCPR conquistou o primeiro lugar na competição promovida pela GECCO, uma das maiores conferências do mundo da área de Computação Genética e Evolutiva. O evento aconteceu em junho deste ano, em Praga, reunindo especialistas e pesquisadores de todo o mundo

Lançado com um prazo de dois meses para resolução, o desafio, aberto a qualquer pessoa,  propôs que os participantes desenvolvessem sensores virtuais para avaliar a qualidade da água, detectando anomalias a partir de uma série de medições. A competição é aplicada de forma prática na medição de qualidade da água na Alemanha.

O estudante e seu orientador, professor Gilberto Reynoso Meza, testaram algorítimos já desenvolvidos na pesquisa de Victor. Eles desenvolveram um sensor virtual que processa as informações resultantes da medição.

Atualmente no segundo ano de doutorado na linha de Automação e Controle de Sistemas, Victor é filho da PUC: ele é formado em Engenharia da Computação pela Universidade e concluiu seu mestrado no mesmo programa e com o mesmo orientador. O doutorando destaca a importância do suporte dado pela PUC na participação em eventos como a GECCO: “participar de uma competição assim é muito legal para o currículo”.

victor-recebendo-certificado-de-melhor-artigo-de-estudantes-em-conferencia-no-japao
Victor já representou PUCPR em outra edição do congresso

Ele já havia participado dessa mesma competição na GECCO de 2018, quando o congresso foi realizado na cidade japonesa de Quioto. Além de ficar em terceiro lugar na competição, Victor apresentou e conquistou o prêmio de melhor artigo na categoria de estudante.