Destaque - 12 set 2018

Dicas para facilitar seu estudo de química

Pensou que ia escapar de dar aquela olhadinha na tabela periódica?

Chegou a hora do vestibular e, junto com ela, o medo de enfrentar matérias que muitas vezes passamos negando durante todo o ensino médio. Para certos estudantes, esse é o caso da química. Tabela periódica, estequiometria e reações são só alguns dos conteúdos que vão estar presentes na prova. É por isso que, para te ajudar nessa preparação, nossa segunda matéria para facilitar seus estudos é direcionada à ela: a temida química.

É importante, antes de tudo, que você consiga perceber a presença da química no seu dia a dia. Para o professor William Franco da Silva, que trabalha com a matéria no HNB (Habilidades do Núcleo Básico) da PUCPR, ler reportagens sobre produtos químicos, por exemplo, é um bom caminho para começar a contextualizar o conteúdo estudado em sala de aula.

Outro ponto fundamental no estudo da disciplina é a atenção dada à leitura. “Na química, muitos problemas que temos estão relacionados à interpretação. Você vai ler o enunciado e não entende o que ele quer dizer. Ai acha que não entende química, mas na verdade não conseguiu extrair as informações necessárias do enunciado”, afirma o professor.

Quanto à nomenclatura, a dica é fazer uma “cola” da internet. Buscando várias vezes pelo nome de um elemento, a parte numérica vai sendo associada. Da mesma forma, analisar exercícios já resolvidos facilita o entendimento do processo como um todo.

Já para entender as fórmulas, é preciso ter um pouco de paciência e entender que elas são “uma memorização necessária para a resolução de outras questões em um nível mais complexo”. Portanto, antes de reclamar de ter que decorar, é legal entender a finalidade disso.

Em relação à técnicas de aprendizado, a professora Neoli Lucyszyn Suckow, também do HNB de química, indica estipular uma recompensa para determinado tempo destinado ao estudo. “A pessoa tem que estudar, terminar uma atividade e dar um descanso. Vai escutar uma música, comer um chocolate ou fazer algo que gosta durante alguns minutos. E depois volte a estudar, mas nunca pare no meio daquilo que está fazendo” explica.

Também existem simuladores e jogos que se relacionam ao conteúdo e podem servir para estudantes mais visuais, vale a pena dar uma olhada 😉

Pronto para gabaritar a prova de química?