Destaque - 21 ago 2018

Dicas para facilitar seu estudo de matemática

Sempre teve dificuldade com a matéria? Precisa de um empurrãozinho para ir melhor? Confira nossas dicas!

Com o vestibular cada vez mais próximo, a quantidade de conteúdos estudados –assim como seu nível de dificuldade- aumenta. Entre as principais dificuldades dos futuros universitários estão as matérias de exatas (Física, Química e Matemática) e também a redação.

Pensando nisso, vamos iniciar aqui uma série de publicações com dicas para facilitar seus estudos. Hoje, nosso tema é a temida matemática.

No meio do desespero, alguns estudantes tentam resolver questões complexas mesmo tendo dificuldades com conteúdos básicos. Pode não parecer comum, mas vários recém-chegados na Universidade têm esse problema.

Por conta disso, a PUCPR criou o HNB (Habilidades do Núcleo Básico), que concentra professores de diferentes matérias para dar o suporte na criação de hábitos de estudo. Os encontros semanais são focados nas principais dúvidas de cada estudante.

Segundo os professores Rodrigo Busato e Mara Franceli Motin, responsáveis pelo ensino da matéria, muitas vezes a matemática básica é o que falta e por isso é preciso iniciar um hábito de estudo regular. O professor Rodrigo diz que “a chave é a organização do horário do estudante. A pessoa tem que organizar horários de estudo, tem que ser muito disciplinada para atingir os objetivos dela”, afirma.

“Essa organização é abrir a planilha do Excel, colocar lá quais são os conteúdos, os dias que ele vai estudar, os horários, e tentar ser fiel a essa organização que ele vai fazer”, complementa a professora Mara, dizendo que focar no vestibular ajuda nesse processo.

Além disso, eles indicam que o estudante comece por conteúdos fáceis, já que isso impede a frustração, ao perceber seu progresso. Também é preciso ter em mente que errar faz parte do processo. Mara lembra que quando erramos e repetimos um exercício temos mais chance de lembrar dele.

Quanto às fórmulas, Rodrigo explica que elas são a compilação de toda a teoria que está por traz: “o mais importante é a pessoa entender a essência. Assim, ela vai ter mais facilidade em aprende, sem precisar decorar, necessariamente”.

Lembre-se que o estudo da matemática é composto de teoria e prática. Por isso, só ler ou só fazer exercícios não é a melhor saída. O ideal é complementar os dois. Ao resolver uma questão, tente organizar a situação no pensamento e elaborar uma estratégia. Só em seguida passe seu raciocínio para o papel.

Precisa de um empurrãozinho para começar? Dois recursos úteis são o Khan Academy, site que reúne videoaulas da disciplina e o GeoGebra, um programa que permite construir e visualizar relações matemáticas.

Boa sorte e bons estudos!