Destaque - 02 jan 2022

Dia 02 de janeiro: fundação do Instituto Marista

Em 2022 Instituto desenvolvido com a missão de educar crianças e jovens completa 205 anos

fundacao-instituto-marista-marcelino-champagnat

No dia 02 de janeiro de 1817, Marcelino Champagnat fundou o Instituto em La Valla, na França, com o nome de Pequenos Irmãos de Maria, como um ramo da Sociedade de Maria. Em 1863 foi aprovado pela Santa Sé como um Instituto Autônomo e de direito pontifício. Ao mesmo tempo em que se respeitava o nome de origem, foi dado o de Irmãos Maristas das Escolas (F.M.S. – Fratres Maristæ a Scholis).

O Instituto Marista surgiu com a missão de educar crianças e jovens, com valores humanos, éticos e solidários. Os irmãos Maristas são homens consagrados a Deus, que seguem Jesus do jeito de Maria, que vivem em comunidade e que se dedicam especialmente à educação.

Presentes nos quatro cantos do mundo, em mais de 80 países, atendendo mais de 600 mil pessoas, os Irmãos partilham a missão com milhares de leigos que abraçam igualmente o carisma de Champagnat.

No Brasil desde 1897, os Maristas promovem a educação formal de excelência, baseada em valores cristãos e de solidariedade, inspirados nos princípios de São Marcelino Champagnat.

Em 2022, celebramos os 205 anos da fundação do Instituto. Desejamos que São Marcelino e Maria, a Boa Mãe, continuem inspirando o jeito de ser e viver dos Maristas.