Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado - 03 fev 2020

PUCPR lança Projeto de Pesquisa subsidiado pela John Templeton Foundation

PUCPR, em parceria com USP e Indiana University, lançam projeto de Psicologia Cognitiva da Religião

A PUCPR, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Indiana University, dos Estados Unidos, está conduzindo um projeto de pesquisa financiado pela John Tempeton Foundation, em que o principal tema é o estudo científico da cognição religiosa no Brasil.  

O objetivo do projeto é promover pesquisas sobre a Psicologia Cognitiva da Religião a serem desenvolvidas com originalidade, levando em conta a viabilidade do projeto e sua especial relevância para o contexto brasileiro.  

Serão 10 as propostas de pesquisa escolhidas e subsidiadas pela Fundação John Templeton. Os projetos devem ser concluídos em 12 meses. 

 

Linhas de pesquisa: 

Identidade religiosa
Inclui sua construção à luz do sincretismo, seu desenvolvimento ao longo da vida útil, e mudança, conversão religiosa. 

Atribuição sobrenatural
Inclui potencial dissonância cognitiva entre relatos de atribuição concorrentes (por exemplo, Deus, santos, espíritos) e atribuições internas versus externas de agência na posse do espírito e Teodiceia. 

Representações de seres sobrenaturais
Inclui atributos de localidade e relações com Deus, espíritos e santos, baseando-se na Teoria do Apego e/ou em outros marcos teóricos relevantes, seja na perspectiva transversal ou na vida útil. 

 Informações: 

Valor da bolsa e Instituição Financiadora: 

  • Cada um dos 10 projetos escolhidos terá direito a uma bolsa de até R$36.000 financiados pela John Templeton Foundation.  
  • Os projetos devem ser elaborados de modo a serem possíveis de serem concluídos em um ano (12 meses).  
  • Após a conclusão, espera-se que os projetos ganhadores viajem para uma importante conferência norte-americana relevante, com ênfase na Psicologia da Religião, com o objetivo de apresentar os resultados.  

Estão envolvidas as seguintes Universidades:  

No Brasil, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade de São Paulo (USP)nos Estados Unidos, Indiana South Bend (IUSB). 

 

 Quem pode se inscrever? (Público-Alvo) 

Projetos individuais e colaborativos serão considerados. No caso de projetos colaborativos, é incentivado o envolvimento de estudantes de graduação a pós-doutorado.  

Para inscrever-se no Programa é essencial que o pesquisador tenha pleno domínio do inglês. Afinal, o candidato deverá submeter o seu projeto de pesquisa em inglês na hora da inscrição, mesmo que o desenvolvimento da pesquisa possa ser em português. 

  

[CLIQUE AQUI para mais informações sobre o Projeto e submissão de propostas]  

Informações sobre professores orientadores: 

Mary Rute Gomes EsperandioPUCPR 

Wellington Zangari – USP 

Kevin L. Ladd  – IUSB   

E-mails para contato:    

Mary R G Esperandio: [email protected]  

Dúvidas sobre submissão de propostas: [email protected]