Destaque - 15 out 2019

PUCPR é novamente a primeira colocada entre as universidades privadas do Paraná no Ranking Universitário da Folha

Instituição continua na terceira posição entre privadas de todo o Brasil

A PUCPR ficou novamente com a primeira colocação entre as universidades privadas do Paraná e a terceira em relação às instituições privadas de todo o Brasil, ficando atrás somente da PUCRS e da PUC-Rio no Ranking Universitário da Folha (RUF) 2019. Na pontuação geral, a Universidade ocupa o 30º lugar de um total de 195 instituições de ensino brasileiras participantes e 4° no ranking do estado.

A avaliação anual é feita com base em dados nacionais e internacionais e em duas pesquisas de opinião do Datafolha em cinco aspectos: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação. Entre os destaques, no ranking geral, na categoria Inovação, ocupa a 8ª posição e na categoria Mercado, a PUCPR ocupa a 17ª posição, entre as universidades do Brasil.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha nas bases do Censo da Educação Superior Inep-MEC (2017), Enade (2015, 2016 e 2017), SciELO (2012 a 2016), Web of Science (de 2012 a 2016 para publicações e 2017 para citações), Inpi (2008 a 2017), Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à ciência (2017) e em pesquisas nacionais do Datafolha (2017, 2018 e 2019).

Destaques entre os cursos:

Entre os cursos de Graduação que tiveram destaque no RUF 2019 estão o de Medicina Veterinária, que foi o primeiro colocado entre as universidades privadas do país, sendo o 16º colocado no ranking geral.

Os demais cursos de destaque entre as universidades privadas do país foram: Agronomia, 4º colocado; Arquitetura e Urbanismo, 5º colocado; Biologia, 2º colocado; Ciências Contábeis, 7º colocado, Computação, 5º colocado; Design, 8º colocado; Direito, 7º colocado; Economia, 10º colocado, Engenharia Ambiental, 9º colocado;  Engenharia de Controle e Automação, 6º colocado; Engenharia Elétrica, 6º colocado; Engenharia Mecânica, 4º colocado, Engenharia Química, 7º colocado; Física, 8º colocado, Fisioterapia, 4º colocado; Matemática, 3º colocado; Medicina, 7º colocado, Pedagogia, 7º colocado; Química, 8º colocado; Serviço Social, 7º colocado.

Para mais informações sobre o Ranking, acesse: https://ruf.folha.uol.com.br/2019/