Fique por dentro - 13 dez 2019

PUCPR é a 7ª melhor Universidade privada do Brasil

De acordo com MEC, instituição foi considerada também a melhor Universidade privada do Paraná

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é a 7ª colocada entre as universidades privadas de todo o país e a primeira colocada do Paraná segundo o Índice Geral de Cursos 2018 (IGC), ranking anual de qualidade do ensino superior brasileiro publicado pelo Ministério da Educação (MEC).

A instituição obteve nota 4, o que a coloca em destaque pelo ensino de excelência. O indicador, resultado de uma média ponderada das notas de cursos da instituição, pode variar de 1 a 5, sendo 4 e 5 considerados desempenhos excelentes pelo MEC. A maior parte das universidades (63,6%) se concentra no conceito 3.

Com o crescimento da nota absoluta, a PUCPR conquistou uma posição mais alta no ranking em comparação com o IGC 2017, quando ocupou a 11ª posição. O desempenho ocorre em um contexto de mudanças na estrutura dos cursos para voltar-se às novas demandas do mercado de trabalho e da sociedade. Os cursos da instituição são voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades alinhadas ao perfil do estudante.

“O papel da universidade não é formar o estudante do zero, mas trazer as potencialidades, a questão ética, a questão ambiental e a questão familiar”, diz o reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski. “A sociedade espera que formemos pessoas preparadas para transformá-la, para mudá-la dentro de um processo dinâmico, um processo que está andando, que é ativo, que não tem parada”, acrescenta.

Com base nos indicadores de qualidade, os destaques ficam para o curso de Ciências Econômicas, considerado o melhor do Paraná entre instituições públicas e privadas. Já o curso de Direito lidera as quatro primeiras posições entre as universidades privadas do Paraná (Campus Maringá, Campus Toledo, Campus Curitiba e Campus Londrina, em ordem de classificação). Além disso, a graduação em Serviço Social é considerada a melhor do Paraná, enquanto o curso de Teologia (Campus Curitiba) é o terceiro melhor do Brasil, considerando tanto instituições públicas como privadas.

O IGC

Segundo o site do MEC, para obter o índice, é preciso que as instituições tenham pelo menos um curso com estudantes concluintes inscritos no ENADE no triênio de referência e que tenha sido possível calcular o Conceito Preliminar de Curso (CPC) deste(s) curso(s). No total, foram 19 cursos da PUCPR que atingiram a nota 4 no CPC

O ranking é feito com base na média dos CPC do último triênio da instituição; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal disponível; além da distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.