Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 08 ago 2019

Projeto Rondon: edição 2019 chega ao fim e abre portas para próximo ano

Já é possível fazer inscrição para o Rondon 2020

Na última segunda-feira (05), estudantes da PUCPR Curitiba voltaram às aulas. Para 18 deles, a volta foi marcada pela lembrança dos dias de férias dedicados ao Projeto Rondon. Foram 25 dias no Piauí pondo em prática ou realizando a cobertura jornalística das oficinas dedicadas à população de várias cidades do estado.

Com objetivo de proporcionar desenvolvimento sustentável, bem-estar social e qualidade de vida nas comunidades por meio das habilidades universitárias, contribuindo para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante, o Projeto Rondon acontece todo ano, promovido pelo Ministério da Defesa.

equipe-reunida-em-ciculo-de-baixo-para-cima
Estudantes finalizaram Rondon com aprendizados e ensinamentos

“Eu achei que estava indo lá para ensinar as pessoas e saí de lá aprendendo muito mais. Ninguém precisou chegar e me explicar tudo que eu aprendi, era um olho brilhando, um sorriso…”, conta Helena Sbrissia, estudante do 6º período de Jornalismo. Durante os 18 dias de operação, ela entrevistou pessoas, capitou imagens e desenvolveu conteúdo. Helena fez parte do conjunto C, responsável pela comunicação ao longo do Projeto.

Pela primeira vez, neste ano, a PUCPR teve representantes em dois conjuntos da operação: Conjunto B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho), que contou com oito acadêmicos promovendo oficinas na cidade de Vázea Grande, e Conjunto C (Cobertura Jornalística e Produção de conteúdo), em que os integrantes foram encarregados de acompanhar, registrar e divulgar o desempenho dos demais.

estudante-recebe-pintura-facial-de-quilombola-canabrava
Contato direto com comunidade é proporcionado durante atividades

“O grau de exigência das atividades de comunicação e produção de conteúdos para as mídias sociais do Ministério da Defesa superaram as expectativas”, afirma Marcos José Zablonsky, um dos professores que acompanhou a equipe de comunicação.

Ele destaca a pesada jornada cumprida diariamente, que tinha início às 05h da manhã e se estendia até às 22h, aproximadamente. A equipe rodou mais de 3.000 km pelo interior do Piauí e acompanhou as atividades em 12 cidades no Semi-árido nordestino.

O resultado da participação expressiva da Universidade não poderia ser melhor. “Estamos preparando excelentes profissionais e que assumiram responsabilidades com qualidade e muita eficácia”, completa Zablonsky.

duas-estudantes-do-projeto-rondon-abracando-criancas-em-arraial
Interação com população local imerge estudantes na cultura do Piauí

A PUCPR fará parte do Projeto Rondon no próximo ano e as inscrições para a edição 2020 (Operação Yaguru) já estão abertas aos estudantes. Para participar é preciso ter disponibilidade para integrar todas as etapas, além de estar matriculado a partir da segunda metade do curso.

As vagas são limitadas. Portanto, é importante ficar atento às datas mais importantes:
Inscrição pelo link: de 05 a 18/08;
Palestra informativa: 20/08, das 14h às 15h ou 18h às 19h (o estudante escolhe na inscrição);
Dinâmica em grupo: 23/08, das 14h às 17h;
Entrevista individual: 26/08 a 30/08 (conforme agenda).

Inscreva-se no Projeto Rondon 2020