Escola de Belas Artes

Escola de Belas Artes - 04 abr 2019

Preparação para Projeto Rondon começa com viagem a Tijucas do Sul

Universitários rondonistas tiveram um dia cheio de atividades e aprendizados

No último sábado (30), o dia começou cedo para os rondonistas da PUCPR, que receberam o palestrante Hemerson Camelo na Universidade para uma reunião sobre o poder do autoconhecimento no desenvolvimento da cidadania.

reiniao-com-hemerson-camelo-e-estudantes-rondonistas-da-pucpr
Dia de preparação de rondonistas começou com reunião na PUCPR

Após o almoço, os estudantes fizeram uma viagem até o parque Araçá, em Tijucas do Sul, onde realizaram atividades de preparação para o Projeto Rondon. As ações incluíram trilha espiritual, guiada pelo padre Moisés da Paróquia da PUCPR, além de dinâmicas individuais e em grupo de reflexão e entretenimento.

Eles foram acompanhados pela analista de projetos comunitários, Juliana de Oliveira Souza, pelo professor que coordenará a equipe do Conjunto C, Marcos José Zablonsky, e pela coordenadora do Núcleo de Projetos Comunitários, Debora Ester Feola Bana. A tarde foi encerrada com um café, que contou com com agradecimentos e observações sobre o dia.

Universitários rondonistas em viagem à Tijucas do Sul
Viagem a Tijucas proporcionou experiências de aprendizagem aos estudantes que fazem parte do Projeto Rondon

Para os acadêmicos, o dia foi especial e despertou o sentimento de empatia. Integrante do Conjunto C, o universitário Bernardo Nadaleti Gonzalez diz que o passeio fez com que ele se sentisse mais próximo de seus colegas. “Sinto que, além de entender a dificuldade do outro, nós nos tornamos mais amigos. Adorei, me senti muito leve ao fim da trilha”.

Já Thais Bucco, do Conjunto B, acredita que a natureza foi essencial no processo de autoconhecimento. “Estar em contato com uma natureza tão pura faz com que estejamos mais próximos de nossa essência, o que nos ajuda a fortalecer nossa missão que será desenvolvida no Rondon”. Thais acrescenta que a realidade enfrentada será diferente de qualquer uma já vista por ela e seus colegas. Portanto, ressalta a importância de conhecer e respeitar as limitações de cada um durante a viagem.