Gente da PUC

Gente da PUC - 17 jan 2020

#PÓSPUCPR: Em busca da excelência na lavoura

Em Toledo (PR), Mateus transformou o que foi o sustento da família em sua área de especialização

O campo sempre foi a realidade de Mateus Kliemann, 25 anos. Na propriedade da família, em Dez de Maio, distrito do município de Toledo, ele aprendeu desde criança a rotina da criação de aves e da plantação de soja e milho. O dia a dia ajudando o pai o levou para a faculdade de Agronomia na PUCPR, em 2012.

A proximidade e a referência da instituição fizeram ele optar pela PUCPR Toledo já na graduação. Foram cinco anos de dedicação. Dois meses após sua formatura, começou a trabalhar na Primato, uma das maiores cooperativas da cidade, prestando assistência aos produtores da região.

Hoje, em uma nova empresa, Grupo Pitangueiras, que chegou a Toledo, sua rotina de trabalho começa com o manejo de lavouras pela manhã e inclui a colaboração com produtores no manejo de insumos, plantação e desenvolvimento de safras de soja e milho.

A prática no dia a dia despertou, em Mateus, o interesse de se especializar, se tornar referência e conquistar autoridade quando se trata das culturas com as quais lida diariamente. Foi então que, no início de 2019, o agrônomo começou a Pós-graduação em Soja e Milho: Tecnologias para Produção e Comercialização na PUCPR Câmpus Todelo. Ele explica: “a agricultura é muito dinâmica. Sempre aparecem novas pragas, novas doenças, plantas daninhas, entre outros problemas para as lavouras. Então é bom a gente estar em constante contato com as novidades do setor”.

O curso foi criado tendo em vista o desenvolvimento do agronegócio no Paraná, um dos estados com mais potencial no país, e é voltado a profissionais e pesquisadores de ciências agrárias, florestais e biológicas que buscam desenvolver a agricultura de forma moderna e sustentável, caso do Mateus e dos produtores que ele atende.

Quase um ano de pós-graduação já trouxe o conhecimento técnico necessário em diversas etapas da produção agrícola. Entre os assuntos abordados, estão o manejo e o controle de pragas, doenças e ervas daninhas, nutrição de plantas e manejo da fertilidade do solo, conservação do solo e água, tecnologia de produção de sementes e análise de dados voltados tanto para a soja quanto para o milho.

matheus-durante-seu-trabalho-na-lavoura“Eu tenho mais segurança para me posicionar diante dos problemas que aparecem na lavoura e, quando você é mais assertivo, o produtor também aumenta sua confiança no profissional”.

Para Mateus, o que mais conta na formação é a estrutura física das salas de aulas e laboratórios, o conhecimento e experiência dos professores e a credibilidade do nome da Universidade. Todas essas características conferem a ele a segurança e autoridade que tanto procurava para lidar com seus clientes.

“A pós-graduação me fortalece tecnicamente no dia a dia, ou seja, aumenta minha argumentação. Com isso, eu tenho mais segurança para me posicionar diante dos problemas que aparecem na lavoura e, quando você é mais assertivo, o produtor também aumenta sua confiança no profissional”.

Com a experiência de trabalho acumulada e o domínio de técnicas trazido pelos estudos, Mateus já faz planos para seu futuro profissional, que incluem desenvolver uma consultoria especializada. O importante, para ele, é continuar sempre fazendo o que ama: atendendo produtores e trabalhando todos os dias até ver o resultado de grandes colheitas.

A PUCPR conta com mais de 200 cursos de pós-graduação, entre presenciais, semiprenciais e EAD com professores experientes e referências nas suas áreas de atuação, estrutura completa da Universidade e conteúdo atualizado de acordo com as demandas do mercado. A Especialização da PUCPR oferece múltiplos caminhos para seu desenvolvimento e atualização profissional. Escolha os seus!