American Academy

American Academy - 04 jun 2020

Newsletter American Academy – Edição 02.2020

As aulas continuam remotas, diante da pandemia do Covid-19. Os professores não puderam viajar para o Brasil, nem os estudantes se reunirem na universidade. Mas, nem por isso deixaram de fazer uma viagem no tempo e no espaço, com as disciplinas.
FRONTIERS IN ASTRONOMY
SIMONE LOLLI
Doutor em Física, cientista da NASA, pesquisador da aplicação do sensoriamento remoto da atmosfera para estudar propriedades ópticas, geométricas e microfísicas de aerossóis, nuvens e precipitações e a interação entre clima, meteorologia e qualidade global da atmosfera.Com o objetivo de conhecer os grandes avanços da ciência na astronomia, esta disciplina aborda as pesquisas desenvolvidas pela NASA sobre os fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra e os impactos desses fenômenos em nosso dia a dia
SEVEN IDEAS THAT SHOK THE UNIVERSE
DENA AGRA-KOOIJMANN
Pós doutora em Física e pesquisadora de materiais avançados no Instituto de Cristal Líquido.Nesta disciplina são abordados os principais conceitos físicos revolucionários e suas implicações para a compreensão do universo: 1) Revolução Copernicana; 2) Física Newtoniana; 3) Energia; 4) Entropia e probabilidade; 5) Teorias da relatividade de Einstein; 6)Teoria quântica e os limites da causalidade; 7) Princípios de Conservação e Simetria.
INTRODUCTION TO ETHICSE
KEVIN FINK
Doutor e pesquisador no departamento de Filosofia da KSU.Os estudantes são levados a refletir sobre a ética e sobre decisões moralmente corretas ou erradas de modo que possam aprimorar seu pensamento crítico e compreender a importância da ética na sociedade contemporânea e digital.
Em meio à pandemia e distanciamento social, tivemos a Find Your Purpose Week, com o intuito de proporcionar aos estudantes do American Academy o contato com profissionais de diversas áreas para conhecer diferentes possibilidades de atuação.A primeira Find Your Purpose Week do ano aconteceu remotamente, mas cheia de calor humano, possibilitando experiências em três áreas que estão se reinventando para entender e atender às demandas da sociedade: SAÚDE, TECNOLOGIA e NEGÓCIOS.Na ÁREA DA SAÚDE, os estudantes puderam participar de oficinas de Psicologia Clínica sobre o autoconhecimento, de Bioquímica, entendendo os efeitos do stress no organismo e um bate-papo sobre as habilidades necessárias para os Profissionais de Saúde, especialmente para aqueles que trabalham com emergências.Também conheceram o processo de desenvolvimento de medicamentos, suas etapas de desenvolvimento e testes, e se familiarizaram com a bioética, que tem como fundamento o respeito à vida em todas as suas manifestações.Juntando SAÚDE e TECNOLOGIA, os estudantes conheceram a Bioinformática, um campo de atuação da biotecnologia que utiliza análise e modelagem de dados de pesquisas biológicas para interpretar e comparar dados genéticos e genômicos. Transitaram pela área da robótica e, para aliviar o stress, imergiram no fantástico mundo dos jogos digitais e criaram seu próprio game.
Na área de NEGÓCIOS, procurou-se abordar os desafios na forma de lidar com a demanda de clientes, desemprego, incertezas e processos internos. Os estudantes participaram de oficinas, debates e atividades sobre os impactos da pandemia na economia, os fatores essenciais ao sucesso de uma estratégia de posicionamento de marca, como empreender e criar uma startup e os mais arrojados participaram de um Desafio de Inovação e, em 48h, apresentaram propostas de produtos e serviços para segurança de crianças e pets.No desafio de inovação, os estudantes, mesmo remotamente, compuseram equipes e elaboraram projetos em que exercitaram a criatividade, a capacidade de análise, liderança e tomada de decisões, e apresentaram suas propostas para uma banca de professores e de empresários. Destaca-se que nesta atividade tivemos a participação de três pais e duas mães de estudantes do American Academy, que atuam em diferentes áreas de negócios no Paraná, Santa Catarina e São Paulo e que contribuíram com suas experiências e vivências mostrando os pontos fortes e os gaps dos projetos apresentados, de modo que os estudantes pudessem refletir e aprimorar seu senso crítico, visão estratégica e espírito empreendedor.

“Foi um prazer participar do desafio de inovação do American Academy!
Fiquei impressionado com a energia e dedicação de todos alunos e também com os projetos apresentados. Demonstraram capacidade de entender necessidades de mercado e de desenvolver soluções inovadoras, e me sinto honrado de ter podido contribuir com o aprendizado deles!”

Luiz Azeredo da Costa
Pai da Luiza Gomide de Azeredo Costa – 2020-1

E para tirar de letra mais dois módulos remotos no semestre e se reinventar nesse universo acadêmico que mudará para sempre nosso jeito o de ensinar e de aprender, tivemos uma oficina para desenvolver habilidades de empatia na comunicação nos ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais.Foi uma semana intensa, com muitas atividades, que despertou curiosidades, algumas certezas e muita vontade de conhecer mais e continuar na caminhada em busca de conhecimentos e de novas experiências.

“No American Academy encontramos oportunidades incríveis de nos conhecer um pouco mais, entender quem somos para tentar decidir para onde vamos. A Find Your Purpose Week expressa tudo que o American Academy propõe. Uma semana de palestra incríveis de várias áreas, que te fazem viajar por todas as possibilidades que temos. Como caloura, não sabia muito o que esperar, ainda mais que já tenho meu curso escolhido. Porém, decidir participar foi uma das melhores decisões. As palestras incríveis que abrangeram desde empatia até gestão e inovação em tecnologia abriram minha mente. Conhecemos profissionais incríveis que transmitiram com muito amor o que eles fazem, com muitas dinâmicas e discussões. Para mim, que participo do American Academy Health, ter a oportunidade de falar com uma médica socorrista, tendo o sonho de me tornar uma médica de emergência foi indescritível. Foi uma semana que nos fez entender o que o American Academy representa, um curso onde podemos nos conhecer, evoluir e aprender que não existe limites para nossos sonhos.!”
Isabelle Muckenberger Coelho
American Academy Heath – 2020-1

Neste cenário de isolamento social e aulas remotas, muitos de nossos estudantes retornaram para suas cidades, de norte a sul do país, e se encontram junto a suas famílias.

Visando compartilhar informações sobre o curso, sentir o feedback dos estudantes sobre os professores e as disciplinas, ouvir os anseios dos pais e esclarecer o que é possível, tivemos reuniões com as famílias do American Academy nos dias 22 e 23 de abril.

Com os estudantes, continuamos com as reuniões semanais para aliviar a saudade e acompanhar as atividades remotas com a Kent State University.

Após uma semana e meia de aulas com os professores Chris e Danielle, a Kent State e a PUCPR suspenderam suas atividades acadêmicas presenciais e todos tiveram que se adaptar para uma rotina de atividades remotas.

Os professores retornaram para os Estados Unidos e muitos estudantes que residem em diferentes localidades do Brasil também retornaram para suas casas, junto de suas famílias. Mas as aulas continuaram e ao que tudo indica, foi uma mudança radical, mas que acabou surpreendendo estudantes e professores. Vejam alguns depoimentos:

Isabella Lie Fontoura – 2018-2

“Com o final do primeiro semestre desse ano, vem o término da fase inicial para os alunos que escolheram ingressar no programa quase dois anos atrás, eu inclusa. Participar desse momento inaugural do American Academy proporcionou aos alunos uma oportunidade de envolvimento no processo de criação de muitos aspectos do curso. Um desses, em qual tive uma participação ativa, foi a fundação do PMAC – Paulo Mussi Academic Center. O nome foi escolhido em homenagem ao diretor do curso, do qual recebemos apoio e confiança desde a decoração da sala (recebida completamente vazia), até o dia a dia de funções simples de cada cargo. Graças a esse préstimo de toda coordenação e estudantes, foi possível executar a visão de nossa chapa em nosso mandato e trabalhar em conjunto com a coordenação, com o êxito do programa e alunos em mente. Também com o foco em o que poderíamos implementar que se destacaria de outros programas, considerando que o American Academy já traz aspectos não vistos em mais nenhum curso. No dia 27 de abril desse ano, chegamos ao marco de passagem, entregando a gestão para a equipe eleita. Em retrospectiva, gostaria de agradecer a oportunidade de participar da criação do PMAC e de atuar como sua presidente. E finalizo com o desejo de que a próxima chapa possa usufruir de uma experiência proveitosa e contribuir com a sua visão!”

Anna Beatriz Pereira Morais – 2019-2
Representando a nova chapa do Centro Acadêmico Paulo Mussi chamada VOZ ATIVA, estou lisonjeada de poder fazer parte dessa equipe e, como presidente, representar os interesses de todos os alunos do American Academy. A chapa VOZ ATIVA tem muitos planos para tornar o ambiente acadêmico mais democrático e acessível. Entre várias propostas, buscaremos proporcionar mais interação entre alunos e professores, promover atividades inovadoras e de socialização. Confesso que estou muito animada para colocar em prática todas as nossas ideias! Que seja um ótimo mandato para a nossa equipe.

Inscrições para o Processo Seletivo American Academy Health para ingresso no 2º semestre de 2020 já estão abertas.

Os candidatos terão 2 possibilidades de inscrição:

1 – Inscrever-se no vestibular de Medicina na PUCPR como 1ª opção e o American Academy como 2ª opção* (sem custo adicional): clique aqui;

2 – Inscrever no American Academy como 1ª opção: clique aqui.

Para os 2 processos seletivos, a 1ª etapa consistirá na classificação pelo escore do ENEM. E, para a 2ª etapa, haverá a análise de documentos (histórico escolar, carta de motivação e exame de proficiência em inglês).

* Para a classificação dos candidatos, serão considerados prioritariamente os que se inscreveram no processo seletivo do American Academy Health como 1ª opção.

Como os eventos e atendimentos presenciais estão cancelados por conta do coronavírus, todas as entrevistas e atendimentos às famílias estão acontecendo remotamente. Entre em contato whats. 41 991323265 ou no email [email protected]

As inscrições para o processo seletivo do American Academy para ingresso no 2º semestre de 2020 e para o 1º semestre de 2021 continuam abertas. Todo o processo seletivo está sendo realizado remotamente e está sendo aceito temporariamente o exame de proficiência do DUOLINGO (https://englishtest.duolingo.com/) , que também é realizado online.