Destaque

Destaque - 29 nov 2017

Livro analisa os desafios da vida urbana

Obra “Diálogo sobre a cidade” será lançada na próxima quinta-feira (07), às 19h, na Livraria da Vila – Pátio Batel

O recorde demográfico urbano, aliado aos desafios em termos de habitação, mobilidade, alimentação, emprego e questões ambientais, tornou-se um dado central para pensarmos a própria humanidade. É preciso, mais do que nunca, avaliarmos o impacto desse cenário sobre as relações humanas, a constituição das subjetividades, seu passado e suas potenciais futuras.

Eis a problemática que mobilizou um filósofo e dois arquitetos urbanistas para debater o tema da cidade. O resultado é um livro instigante e provocativo, escrito em uma linguagem ensaística e dialogal, cuja acessibilidade torna a leitura instrutiva e aprazível. A soma de referências teóricas de cada uma das áreas, os relatos de experiências de cada um dos autores, as citações de poemas, filmes e obras de arte em geral são os ingredientes benéficos que fazem dessa obra um diálogo interdisciplinar sobre um dos temas mais importantes da nossa vida contemporânea.

De um lado, Jelson Oliveira nos mostra como a filosofia, ao longo dos tempos, se importou com o tema e como ela continua útil para pensar os desafios da vida urbana, sobretudo do ponto de vista ético. De outro, Andrei Crestani e Clovis Ultramari oferecem um olhar crítico sobre a tradição da arquitetura e do urbanismo, responsáveis pelo planejamento objetivo da cidade, cujos reflexos eles identificam nos modos como os seres humanos organizaram a sua vida desde tempos primordiais.

O livro é o terceiro volume da Coleção “Café com Ideias”, da PUCPRess, que já lançou Diálogo sobre o tempo e Diálogo sobre a alegria, escritos por Jelson Oliveira e a historiadora Marcella Lopes Guimarães.

Seguindo a abordagem interdisciplinar da coleção, o presente volume está dividido em cinco capítulos: no primeiro, os autores analisam a dificuldade de decifrar o conceito de cidade; no segundo, saem em busca das cidades invisíveis que se escondem por trás daquilo que é visto de imediato; no terceiro formulam uma das teses centrais do livro, segundo a qual a cidade é uma experiência, o que implica que, para falar a seu respeito, é preciso recorrer às nossas memórias pessoais e coletivas; a partir dessa constatação, o quarto capítulo trata de analisar como a tradição teórica de cada uma das obras contrasta os ideais de cidade às cidades reais – isso é feito com referência às principais obras que formaram o pensamento dos autores a respeito da cidade. O livro termina, no quinto capítulo, com a confissão dos autores, que falam do dissenso e das tensões de suas próprias escritas, expressando com isso as dificuldades e até mesmo as impossibilidades de enfrentamento do tema, concluindo, afinal, sobre a pluralidade e a multiplicidade das nossas experiências urbanas.

Por isso tudo, a obra interessa a pesquisadores, professores e estudantes da filosofia, da arquitetura, do urbanismo e de áreas afins. Interessa também àqueles que desejam praticar o pensamento com crítica e elegância, fomentando a reflexão sobre a vida cotidiana, que se compõe das experiências do trânsito, das compras, da velocidade das avenidas, do aconchego das moradias (ou da falta delas), das praças e dos monumentos, dos afetos e dos medos que transitam no mundo intra-humano das cidades que habitamos.

“Diálogo sobre a cidade”
Coleção: “Café com Ideias”, volume 3
Autores: Andrei Crestani, Clovis Ultramari e Jelson Oliveira
Editora: PUCPRess.

Lançamento e bate-papo com os autores
Data: 07/12
Horário: Às 19h
Local: Livraria da Vila (Shopping Pátio Batel)