Destaque - 08 fev 2018

Equipe finalista da 4ª edição do PIBEP conquista Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável

Projeto vencedor traz solução ambiental para sobras de materiais de construção

Alunos de cursos de graduação, especialização e mestrado da PUCPR acabam de conquistar o primeiro lugar na 11ª edição do Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável, iniciativa do ISAE – Escola de Negócios, com o projeto “ih! Sobrou” que foi desenvolvido durante a última edição do Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo da PUCPR, onde os estudantes contaram com formação, mentoria, networking e investimento. A equipe, composta por Edson Villela Filho, Flávia Banack, Gleoberto Santos Jr, Kamila Kowalczuck e Thaynara Mudrek, foi finalista na categoria sustentabilidade ambiental – pós-graduação.

A solução proposta pelos estudantes trata-se de uma solução digital que resolve problemas de dois clientes diferentes: de um lado as pessoas que tem uma dor de cabeça com sobras de obra em bom estado (tijolo, azulejo, cimento, entre outros) e ocupando espaço em casa. De outro, as pessoas que estão buscando por materiais de obra e tem a dor de cabeça na hora de procurar/fazer cotações, preço elevado e o fato de terem que comprar uma quantidade mínima. Dessa forma, o projeto agrada a todos que tem este incômodo, reduzindo o ciclo vicioso do desperdício e ajudando a reduzir a poluição do meio ambiente por dar um destino correto às sobras de obra.

O Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável chega ao seu décimo primeiro ano de história reconhecendo ideias e projetos que contribuem para a melhoria de vida de milhares de brasileiros. Realizado anualmente, a iniciativa homenageia um dos grandes empreendedores da história brasileira e é considerado uma das grandes celebrações do empreendedorismo sustentável, reunindo projetos de todos os cantos do país que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Além disso, o Programa Renault Experience também foi consagrado como vencedor, mas na categoria Empreendedorismo Econômico. A Agência PUC, da PUCPR, é parceira da Renault e auxiliou no redesenho do programa Renault Experience, que já existe faz alguns anos e que passou por uma reformulação em 2017, obtendo um novo formato. O programa é um convite ao empreendedorismo criado especialmente para os estudantes universitários, oferecendo uma trilha de conhecimento completa para guiar os alunos de todos os níveis de graduação a identificar um problema, ter uma ideia e desenvolverem até virarem uma startup.