Destaque - 10 nov 2017

Encerramento da quarta edição do PIBEP – DEMO DAY

Evento ocorreu no dia 8/11, no Auditório Gregor Mendel

Na última quarta-feira, 8/11, ocorreu no Auditório Gregor Mendel, no Bloco Verde da PUCPR, o encerramento da quarta edição do PIBEP – DEMO DAY. O Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR – PIBEP –  tem como intuito fomentar o espírito empreendedor de estudantes de Graduação e Pós-Graduação por meio da germinação de ideias empreendedoras. O PIBEP foi o primeiro programa de sensibilização empreendedora para estudantes de Graduação de uma universidade no Brasil.

O PIBEP oferece um conjunto de workshops, oficinas, mentorias e acompanhamento para grupos multidisciplinares de estudantes de diferentes cursos ou Escolas tirarem uma ideia do papel para a vida real, recebendo um investimento médio de em dinheiro (sem equity) para a produção de um protótipo ou MVP e sua respectiva validação junto aos usuários/clientes.

Os projetos finalistas foram:

Be free: Guilherme Pelegrini – Eng. Controle e Automação, Ketellyn Mendes – Publicidade e Propaganda, Rafaela Mesini – Publicidade e Propaganda, Rafael D. Silva – Administração

Sobrou: Edson M. Villela Filho – Pós em Gestão Urbana, Flávia P. L. Banack – Administração, Gleoberto M. Santos Jr. – Pós em Arquitetura Sustentável, Kamila B. Kowalczuck – Pós em Arquitetura Sustentável, Thaynara C. M. Mudrek – Engenharia Controle e Automação

YOUDO:  Aléssia Michelin – Arquitetura e Urbanismo, Cássia de Oliveira – Ciência da Computação, Lana Fidelis – Arquitetura e Urbanismo

YPAYTRIP: Carolina Giembra – Biotecnologia,  Flávio Ziliotto – Engenharia Civil

A equipe vencedora desta edição foi a IpayTrip. Com a plataforma de venda de vagas em hotéis e pousadas, a equipe do IpayTrip , dos estudantes Carolina Giembra do curso de Biotecnologia, 8º período, e Flávio Ziliotto do curso de Engenharia Civil, 10º período, com a mentoria do Professor Paulo D’Assumpção Zaniol, da Escola de Arquitetura e Design.

O projeto prevê sites para aquisição por lance de vagas ociosas em hotéis e pousadas, atendendo aos viajantes que procuram acomodações por um menor preço e aos proprietários, que podem oferecer as vagas que estão ociosas, possibilitando avaliação das duas partes.

Os estudantes desenvolveram o projeto durante os últimos três meses de PIBEP. O programa conta com três etapas: o mercado de ideias, onde é feita a primeira seleção das equipes. Depois, as equipes selecionadas passam por um mês de treinamentos e mentorias para aprimorar suas ideias e montar um primeiro pitch, apresentando seu projeto. Desta etapa, foram selecionadas quatro equipes que receberam recursos financeiros para produzir protótipos, validarem suas propostas e prepararem suas apresentações, com a mentoria de professores para cada equipe finalizando com a apresentação desta quarta-feira.

A premiação é uma viagem ao ecossistema de empreendedorismo e inovação em São Paulo. O prêmio é uma oportunidade de visitar a sede de grandes empresas, algumas que começaram como uma startup e tornaram-se gigantes líderes de mercado, obter feedbacks e dicas de grandes empresários, ter a chance de expor sua ideia e mostrar seu trabalho, pode ser o primeiro grande pitch diante de grandes stakeholders.