Destaque - 05 mar 2021

Cursos de extensão são um caminho para se atualizar de forma rápida

Formações colaboram para o upskilling e reskilling dos profissionais no mercado de trabalho; universidade oferece mais de 40 opções de cursos

Com a evolução de tecnologias como inteligência artificial e internet das coisas, abriu-se a possibilidade de fazermos diversas atividades do dia a dia de forma diferente, desde compras online até atendimentos por prestadores de serviço. Além disso, houve mudanças também no mercado de trabalho: novos postos e áreas de atuação surgiram, assim como a disponibilidade e variedade de conhecimentos necessários para atuar em um mercado tecnológico e interdisciplinar.

Nesse contexto, termos como upskilling e reskilling se tornam cada vez mais necessários. Eles dizem respeito, respectivamente e de forma resumida, à qualificação e aprendizagem dentro da área de atuação do profissional e ao desenvolvimento de novas habilidades para executar um trabalho diferente – seja próximo ou não àquilo que ele ou ela já executa.

O que e como aprender

Em um contexto no qual passamos de um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) para um mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível), segundo alguns teóricos, os comportamentos e habilidades necessários no mercado de trabalho também mudam. Entre essas skills estão habilidades emocionais, como pensamento analítico e inovação, liderança e fluência social, e habilidades digitais, como marketing digital e storytelling. Neste podcast, você confere quais são as skills apontadas como mais importantes para 2021.

Nesse novo modo de trabalhar, que demanda aprender constantemente e para a vida toda – também chamado de lifelong learning -, os cursos mais curtos, sejam de especialização ou extensão têm um papel muito importante, já que oferecem a atualização necessária para que o profissional se qualifique de forma rápida e desenvolva habilidades técnicas, comportamentais ou digitais para aplicar no mercado de trabalho.

Mesmo durante a pandemia e medidas de distanciamento é possível se qualificar e procurar cursos de curta duração online, gravados ou ao vivo, que se encaixam à necessidade do profissional. Para saber por onde começar e qual aula fazer, é importante ter em mente onde você quer chegar e o que precisa para alcançar esse objetivo. Nesta matéria você confere cinco dicas para impulsionar a carreira.

Conheça: Como será o futuro da educação?

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão, também chamados de cursos de curta duração, são diferentes de uma especialização, por exemplo, que preparam o profissional de forma ampla. Eles têm uma carga horária mais curta – vão de 6 a mais de 100 horas, em alguns casos – e focam em um aspecto específico da área.

Servem tanto para profissionais quanto para estudantes, mas é preciso ficar atento a cada caso, já que alguns cursos são destinados apenas àqueles já formados ou que estão nos períodos finais da graduação.

A PUCPR está com inscrições abertas para mais de 40 cursos de extensão, em diversas áreas e câmpus. Para saber mais sobre as opções disponíveis e se inscrever, clique no botão abaixo.

Quero conhecer!