Planeta PUC

Planeta PUC - 26 out 2018

Cursos da PUCPR preparam os comunicadores do futuro

Conheça os desafios e oportunidades dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda Relações Públicas em tempos digitais

A maneira como você está lendo este conteúdo, seja no celular, no tablet ou no computador, diz muito sobre o quanto a comunicação mudou nos últimos anos. Enquanto a informação inunda as nossas telas e precisa ser filtrada, marcas também têm encontrado novos caminhos e conteúdos relevantes para se comunicar com o público.

Para dominar esse cenário em constante evolução, os cursos de Comunicação Social da PUCPR preparam os estudantes a partir de competências, visando a atuação multiprofissional em um mercado que se reinventa e cresce o tempo todo.

Jornalismo

“O jornalismo está mais vivo do que nunca”, revela a professora e coordenadora do curso na PUCPR, Suyanne Tolentino. “Atualmente, as pessoas consomem muita informação e o jornalista atua como curador, mediador e investigador dos fatos, além de retomar uma habilidade que sempre esteve em sua essência: a de saber contar histórias”, diz.

Na Universidade, os estudantes têm a oportunidade de trabalhar com pautas reais em veículos laboratoriais, como portal de notícias, jornal, revista, web rádio e web TV. Em paralelo, também aprendem na prática técnicas de fotografia, vídeo, edição e apresentação – tudo dentro do Laboratório de Comunicação e Artes, equipado com as tecnologias mais modernas do mercado.

“O jornalista da era digital precisa desenvolver o seu lado empreendedor e criativo, além de pensar em uma produção de conteúdo rica e diferenciada, replicável para vários formatos, e nós preparamos os estudantes para isso”, garante Suyanne.

Publicidade e Propaganda

Se a maneira de consumir a informação está diferente, a de fazer publicidade também. Entre botões de “pular anúncio” e versões pagas de produtos para eliminar propagandas, o publicitário de hoje precisa ser mais estratégico e inovador do que nunca, a fim de encontrar caminhos que despertem a atenção do público e o conecte com as marcas.

Os estudantes de Publicidade e Propaganda da PUCPR são preparados para criar campanhas, materiais publicitários e projetos inovadores de comunicação, muitas vezes com clientes reais do mercado. “Formamos profissionais capazes de enxergar o mundo por novos ângulos, solucionar problemas de maneira criativa e gerar impacto para as empresas e a sociedade”, afirma o coordenador do curso, Fabio Feltrin. “O currículo do curso forma profissionais estrategistas, capazes de potencializar negócios e atender necessidades das marcas”, completa.

Tudo isso é aprendido na prática dentro da Agência Célula Coletivo Experimental, onde os estudantes ganham experiência nas áreas de pesquisa de mercado, planejamento e desenvolvimento de marcas, comunicação institucional, mercadológica e interna, eventos, desenvolvimento de campanhas, anúncios e vídeos, cobertura fotográfica, produção de conteúdo e muito mais.

Relações Públicas

Enquanto o Jornalismo pensa em comunicar os fatos e a Publicidade em comunicar as marcas, o curso de Relações Públicas prepara os estudantes para serem gestores de comunicação e relacionamento. “Já no primeiro período eles têm aulas práticas no Laboratório de Comunicação, onde aprendem com equipamentos de ponta”, afirma a coordenadora do curso Francieli Mognon.

“Temos uma agência experimental, o Bureau de RP, onde os professores orientam os estudantes na execução de trabalhos para clientes reais, os quais demandam soluções nas áreas de planejamento, conteúdo, RP comunitária, campanhas, eventos, gestão de crises, entre outras”, diz.

De acordo com Francieli, a matriz curricular do curso de Relações Públicas é bastante robusta nos setores de pesquisa e análise de dados, bem como na área de imagem, reputação e gerenciamento de crises. “Formamos profissionais que são estrategistas da comunicação, que sabem fazer planejamento e pensar de maneira global. Esse é um grande diferencial da PUCPR”, finaliza.

Formação completa

Em vários momentos da formação, os três cursos de Comunicação Social se encontram e os estudantes têm a oportunidade de somar conhecimentos.

Seja qual for o curso de sua preferência, uma coisa é certa: na PUCPR, você estuda por meio da prática desde o início da formação e aprende a fazer a comunicação do presente, com os olhos no futuro.