Destaque - 17 set 2018

Curso de Medicina patenteia simulador de habilidades médicas

Com finalidade de treinar estudantes e médicos, equipamento gera imagens da membrana timpânica

O primeiro simulador de otoscopia criado no Centro de Simulação da Escola de Medicina da PUCPR, em parceria com a Agência PUC de Inovação, teve sua patente depositada. Batizado de OTOS, o aparelho gera imagens digitais de quadros normais e patológicos da membrana timpânica e tem por objetivo o treinamento habilidades de semiologia otológica para estudantes de medicina e médicos.

O projeto foi desenvolvido dentro do programa de Pós Graduação de Ciências da Saúde da Escola de Medicina pela doutoranda Maíra de Mayo Loesch e a equipe composta pelos professores Thyago Proença de Moraes (orientador) e Janio Denis Gabriel (Engenharia Elétrica). O estudante Luiz Felipe Gamarra  e o engenheiro elétrico Luiz Augusto Kalva de Andrade também participaram da iniciativa.

“É uma grande vitória para a Escola de Medicina o desenvolvimento de novos simuladores com fidelidade de imagens e efetivo custo-benefício. Não somos apenas o mais conceituado centro de simulação do país, mas também um centro de inovação e tecnologia na capacitação futuros médicos” diz Maíra, professora e coordenadora adjunta do curso de Medicina.