Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 08 out 2018

Curso de Engenharia de Produção: conheça 4 ramos de atuação dessa profissão!

Você já pensou em cursar Engenharia de Produção? Sabe como funciona o dia a dia de quem se forma na área? Essa é uma dúvida que assola muitos vestibulandos por aí. Se fôssemos resumir, o engenheiro de produção é aquele profissional que controla, planeja, otimiza e soluciona problemas em processos produtivos. Por ser bastante amplo, o curso de Engenharia de Produção está em alta e promete uma carreira promissora.

Se você gosta de cálculos, de trabalhar em equipe e já pensou em seguir o caminho da Engenharia de Produção, esse texto é para você. Listamos, abaixo, 4 áreas de atuação que você poderá seguir no futuro. Pronto para o sucesso? Confira!

1. Logística

O engenheiro de produção é muito atuante nos setores de logística da indústria e das empresas. Esse profissional é responsável por controlar e melhorar o transporte, a movimentação, o armazenamento e o estoque de produtos. O objetivo é ter os produtos sempre à disposição do cliente e de acordo com o que ele espera da organização.

Também é esse profissional que planeja e controla novas formas de reduzir custos na logística, sem que isso afete a qualidade do produto oferecido.

Essa é uma das áreas mais promissoras da Engenharia de Produção. Esse profissional deverá ser crítico, analítico e saber trabalhar com equipes multidisciplinares.

2. Carreira acadêmica

Optar pelo ambiente acadêmico é uma das alternativas mais desafiadoras para um engenheiro de produção. O profissional pode escolher trabalhar com pesquisa científica em universidades renomadas e há ampla oferta de mestrados e doutorados na área.

A ideia é que o pesquisador estude e encontre novas formas de otimizar o trabalho dos engenheiros de produção.

O engenheiro de produção que optar pelo ambiente acadêmico também pode atuar como professor em universidades. Essa opção também enriquece e estimula o profissional a estar em constante atualização, e um diferencial será encontrar a aplicabilidade de seus estudos no melhor dos dois mundos: o acadêmico e o mercado de trabalho.

3. Engenharia da Qualidade

Essa é uma das áreas que compõem o curso de Engenharia de Produção. O setor de qualidade é responsável por planejar, projetar e controlar sistemas de gestão de qualidade. O objetivo é gerenciar os processos de forma eficiente, auxiliando outros profissionais na tomada de decisões e implementando novas ferramentas de qualidade.

O perfil desse profissional é de alguém organizado e detalhista. É imprescindível, também, estar em constante atualização para ficar por dentro de novas técnicas na área.

4. Sustentabilidade

Hoje em dia, o cuidado ambiental e a preocupação com a sustentabilidade têm sido cada vez mais exigidas pelos consumidores. Por conta disso, o engenheiro de produção pode atuar, também, como engenheiro de sustentabilidade.

Nessa área, o profissional pesquisa e implementa o uso de recursos naturais nos processos produtivos, tudo de forma ambientalmente responsável. Esse profissional deve conhecer técnicas de gestão ambiental, sistemas, gestão de recursos naturais e energéticos e ecoeficiência.

Outra atribuição é a preocupação com o destino e o tratamento correto de resíduos que resultam desses processos de produção.

O curso de Engenharia de Produção é ideal para estudantes que são bons em cálculos e raciocínio lógico. Também é imprescindível que o vestibulando goste de lidar com questões sociais e econômicas.

E aí? Já se decidiu pelo curso de Engenharia de Produção? Então aproveite para se inscrever hoje mesmo no vestibular da PUCPR. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro. Não perca!

Quero cursar Engenharia de Produção