Escola de Negócios

Escola de Negócios - 21 out 2021

Curso de Economia da PUCPR lança o Boletim de Inflação da Cesta Básica de Curitiba e Brasil

Primeira edição do Boletim, produzido por meio do Estúdio de Economia e Finanças, foi lançada em 18 de outubro

economia-101-boletim-de-inflacao

Os professores da graduação em Economia da Escola de Negócios da PUCPR, por meio do Estúdio de Economia e Finanças, criaram o Índice de Inflação da Cesta Básica para a região de Curitiba e para o Brasil. A 1ª edição do Boletim, que será publicado mensalmente, foi lançada no dia 18 de outubro de 2021 e está disponível no Blog do Curso de Economia.

O índice é inédito, pois leva em consideração a inflação apenas nos produtos da Cesta Básica. O indicador é calculado com base nos 13 produtos de alimentação definidos pelo Decreto Lei n° 399, de 30 de abril de 1938, que regulamentou o salário mínimo no Brasil, e que continua em vigência.

Para o cálculo foram utilizados como base de ponderação as despesas de consumo das famílias residentes nas áreas urbanas, com rendimentos entre um e 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, obtidos a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE de 2017-2018.

Conheça o Blog do Curso de Economia.

Estúdio de Economia e Finanças

O Estúdio de Economia e Finanças é um ambiente de criação, experimentos, manipulação, produção e disseminação de Economia Aplicada e Finanças Comportamentais, que almeja se transformar em um Think Tank com expertise em Economia Aplicada e Finanças, no intuito de desenvolver e apoiar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola de Negócios da PUCPR.

Os principais projetos desenvolvidos atualmente pelo Estúdio de Economia e Finanças são: Análise da Dinâmica Socioeconômica da Metrópole de Curitiba; Educação Financeira; Programa de webinars “Economia PUCPR Não Para”; e Curso de Imersão em Pré-Cálculo.

Saiba mais sobre o Estúdio de Economia e Finanças da Escola de Negócios da PUCPR.