Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 10 out 2018

Curso de Agronomia: veja aonde essa graduação pode levar você

Está buscando um curso para prestar vestibular? Se você gosta de ciências agrárias, biologia e tecnologia, essa pode ser a escolha certa. O curso de Agronomia forma profissionais aptos a trabalharem com agronegócio, agricultura de precisão, sistemas de produção vegetal e animal, sociologia e extensão rural, ciências do solo, biotecnologia, melhoramento genético vegetal e animal, engenharia rural, agricultura familiar e muito mais.

O engenheiro agrônomo tem, hoje, um mercado em ampla expansão, que exige que o profissional esteja sempre antenado às novas tecnologias e técnicas do setor.

Entre as atuações do profissional estão o manejo sustentável dos recursos naturais utilizados na produção agropecuária. O engenheiro agrônomo desenvolve projetos para produção, conservação e comercialização dos produtos. Outra área é a organização das propriedades rurais, de forma a usar as tecnologias produtivas das melhores formas.

Quer saber onde o engenheiro agrônomo está no mercado de trabalho? Confira 3 oportunidades de carreira abaixo.

1. Administração de propriedades rurais

Independentemente do porte de uma fazenda, é essencial que ela tenha uma boa administração. Por conta disso, o mercado de trabalho para profissionais aptos a desempenharem essa função é promissor para quem deseja escolher o curso de Agronomia.

O engenheiro agrônomo que atua nessa função tem como objetivo ajudar na tomada de decisões dos gestores da propriedade rural, sempre buscando maior rentabilidade.

Além de aumentar os lucros de uma fazenda, o administrador de propriedades rurais deve trabalhar em busca do aumento da produtividade, estimulando os novos negócios e a captação de novos profissionais.

Alguns trabalhadores também atuam em parceria com outros engenheiros agrônomos que focam na sustentabilidade e no meio ambiente.

2. Melhoramento vegetal

Já imaginou trabalhar em laboratórios melhorando geneticamente alimentos produzidos na agricultura? Com a formação em Agronomia isso é possível.

O profissional que quiser entrar para esse setor do mercado deverá trabalhar desenvolvendo variedades e híbridos de alimentos, tudo adaptado às condições ambientais de cada solo.

O pesquisador deverá buscar formas de atender o consumidor e às empresas, produzindo vegetais com mais qualidade e maior tolerância a pragas e doenças.

Outra funcionalidade do melhoramento vegetal é aumentar a durabilidade dos alimentos e estudá-los a partir de sementes e brotos.

3. Controle de pragas

Outra atuação comum do engenheiro agrônomo é no controle de pragas, tanto no ambiente urbano quanto no ambiente rural.

O controle biológico consiste em evitar o aparecimento de pragas e doenças, que estragam plantações e que podem afetar a saúde da população.

Existem alguns desafios nessa profissão, que precisa combater insetos, fungos e vírus que podem aparecer de forma epidêmica nas plantações e permanecer nos alimentos.

O curso de Agronomia da PUCPR conta com docentes de renome na área, aptos a formarem os melhores e mais disputados engenheiros agrônomos do mercado.

Na PUCPR ainda existe a possibilidade de dupla diplomação, já que a instituição mantém parceria com universidades nos Estados Unidos da América e também na França.

Gostou de conhecer mais sobre o curso de Agronomia da PUCPR? Aproveite e se inscreva hoje mesmo para o vestibular da PUCPR. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro!

Quero cursar Agronomia