Destaque - 17 nov 2020

Criatividade usada para gerar impacto social

Habilidade definida como uma das mais importantes para a vida profissional, segundo o FMI, a criatividade pode colaborar com a sociedade

criatividade; habilidade; dia da criatividade; respirador de baixo custo; faceshield

Criatividade está em diversos lugares. É uma forma diferente de pensar, enxergar e fazer alguma coisa. Sabe aquela pessoa que consegue juntar várias referências e fazer um desenho que deixa todo mundo impressionado? E aquela capacidade que muitos têm de organizar a mala de viagem de uma forma muito melhor e mais otimizado? Então, isso tudo é criatividade.

Muitas vezes, quando a criatividade é combinada com a habilidade de questionar e fazer as perguntas certas, pode surgir uma inovação – que também tem diferentes maneiras de se manifestar. Esse foi um dos motivos para a criatividade fosse uma das habilidades apontadas como mais importantes pelo Fórum Econômico Mundial. Para celebrar o Dia da Criatividade, neste 17 de novembro, trazemos algumas histórias de pessoas da comunidade acadêmica da PUCPR que usaram essa característica e colocaram seus projetos em prática.

Respirador de baixo custo criado pelo Robson

Robson decidiu voltar à Universidade depois de 27 anos trabalhando na área de eletrônica e outros 10 na comercial. Hoje, é estudante de Engenharia Civil da PUCPR e, em uma das disciplinas que ocorreu durante a pandemia de coronavírus, Robson decidiu criar um respirador de baixo custo para auxiliar quem está hospitalizado por conta da doença. “Não fiz esse projeto para ganhar dinheiro. Se eu souber que ele ajudou a salvar uma única pessoa, já terá valido a pena. Eu vim para este mundo para fazer a diferença, nem que seja só um pouquinho, na vida das pessoas”, conta ele.

Conheça a história do Robson aqui.

Implantes ósseos, EPIs com impressora 3D e equipamentos de análise laboratorial criados pelo Gabriel

Gabriel Beraldo é um empreendedor nato. Aos 25 anos, já fundou três startups na área de tecnologia, duas delas dentro da PUCPR. Ainda na Universidade, com o apoio de sua equipe, desenvolveu um biopolímero produzido para impressão 3D que visa substituir tratamentos convencionais de enxerto, placa e parafuso em animais, o que rendeu a abertura de duas empresas. Ainda com a tecnologia de impressão 3D, produziu equipamentos de segurança para profissionais de saúde durante a pandemia. O projeto mais recente de Gabriel é uma startup de criação e fabricação de equipamentos para laboratório.

Confira a trajetória do Gabriel com as empresas aqui e aqui.

Professores criam modelo de faceshield para produção em escala

Professores da Escola Politécnica e da Escola de Belas Artes da PUCPR, ainda no início da pandemia de coronavírus, uniram-se para produzir, em larga escala, equipamentos de proteção individual do tipo faceshields para profissionais de saúde da linha de frente do combate à doença. O modelo tem uma facilidade na produção: a peça é feita a partir de uma única placa de acetato e sai pronta após passar por um corte vinco, o que acelera a produção e permite confeccionar muitas unidades.

Relembre essa iniciativa cheia de criatividade aqui.

Plataforma de Ciência de Dados criada pelo professor Wesley

O professor Wesley Almeida, da Escola de Negócios da PUCPR, percebeu que faltava uma iniciativa colaborativa nessa área de conhecimento, em que pudessem ser compartilhados conhecimentos sobre Ciência de Dados, que aumentam a capacidade de tomada de decisão, inclusive nas empresas. Ele, então, criou a plataforma Ciênciasdedados.org, que é gratuita e aberta à toda comunidade.

Conheça mais sobre o projeto aqui.