Destaque

Destaque - 14 jul 2021

Conheça Mônica Salmaso, artista convidada do XIX Revele Seu Talento da PUCPR

A cantora de MPB fará um pocket show durante o evento e cantará com a Orquestra Experimental da Universidade

Foto: Dani Gurgel

O XIX Revele Seu Talento, tradicional festival de música da PUCPR, terá uma edição 100% digital em 2021. Em 1º de setembro, o evento receberá a cantora de MPB Mônica Salmaso para um pocket show exclusivo, além de entrevista sobre sua carreira musical e curiosidades. No dia seguinte, será lançada uma apresentação em vídeo da artista em parceria com a Orquestra Experimental da PUCPR, diretamente do palco do TUCA.

Mônica Salmaso nasceu em São Paulo no ano de 1971, e começou a se interessar por música ainda criança, quando ouvia LPs de MPB e muitos outros estilos com seus pais. Ela começou sua carreira em 1989, na peça “O Concílio do Amor”, e em 1995 lançou seu primeiro disco, intitulado Afro-Sambas.

A cantora recebeu diversos prêmios e reconhecimentos durante sua carreira. Mônica foi indicada ao Prêmio Sharp em 1997, como Artista Revelação na categoria MPB, e foi vencedora do grande Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 1999. Já em 2012, a artista foi vencedora do 23º Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor cantora, com seu álbum “Alma Lírica Brasileira”.

A artista participou do álbum “Carioca” de Chico Buarque com a faixa “Imagina”, e cantou com Edu Lobo em seu disco “Tantas Marés” na música “Primeira Cantiga”. Suas principais influências musicais são Bobby McFerrin, a artista portuguesa Maria João, Chico Buarque, João Bosco, Tom Jobim e Clementina de Jesus.

Mônica Salmaso teve CDs lançados na Europa, Japão, Estados Unidos, Canadá e México, e já se apresentou em Lisboa, Paris e Bruxelas, além de fazer shows nas principais capitais do Brasil. Foi considerada pelo jornal The New York Times como um dos principais nomes da recente Música Popular Brasileira em 2002.

Confira o recado de Mônica Salmaso para o Revele Seu Talento.

As informações sobre a artista foram encontradas aqui e aqui.