Escola de Ciências de Vida

Escola de Ciências de Vida - 28 set 2018

Conheça, apaixone-se e trabalhe no fantástico mundo da cozinha

Curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR abre as portas para um universo de sabores, história, cultura e muita mão na massa

O que a cozinha representa para você? Certamente um lugar cheio de histórias, aconchego e lembranças. O espaço de onde saem alimentos e momentos também é lugar de trabalho, técnica e muita disciplina. Ambos os lados desse ambiente – o que tem charme e o que exige esforço e resiliência – são trabalhados no curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR.

As profissões de chefe de cozinha, pâtissier e boulanger estão muito em alta e têm conquistado admiradores no mundo inteiro, impulsionadas principalmente pela onda dos reality shows e do encanto propagado pela mídia. No entanto, para transformar alimentos em memória, prazer e renda é preciso percorrer um caminho longo de muita dedicação e aprendizado.

“O dia a dia dos chefes é um paradoxo entre a força para manusear as matérias-primas, panelas e equipamentos, e a delicadeza na montagem de pratos, bolos, doces e pães”, conta a coordenadora do curso Carmen Abourihan. “Estamos falando de um ambiente quente, com objetos cortantes, afiados, gordura, gelo, fogo e fumaça – riscos que exigem a paramentação correta, além de concentração, estudo e persistência para superar os desafios e transformar suor e lágrimas em glamour”, explica.

Durante os dois anos do curso de Tecnologia em Gastronomia, o estudante não aprende apenas a cozinhar, mas conhece toda a cadeia produtiva dos alimentos, a história e a cultura que os envolvem, a seleção de produtos e de produtores, o preparo e a finalização dos pratos, os métodos de cocção adequados, a elaboração de cardápios, a produção de eventos atendendo padrões de qualidade, além do gerenciamento de pessoas e custos. Tudo isso em um ensino que integra teoria e prática para formar profissionais capazes de atuar como cozinheiros, gestores de empreendimentos gastronômicos, consultores, entre outras áreas.

Os estudantes também têm a oportunidade de participar de eventos e realizar projetos comunitários que permitem o contato com a comunidade e com alunos de outros cursos. “Desenvolvemos habilidades que ultrapassam a sala de aula e incentivam o trabalho interdisciplinar e a vivência de todas as possibilidades da profissão. A autonomia do agir e do servir também proporciona experiências de fé, doação e solidariedade”, complementa Carmen.

Quanto à escolha do caminho a seguir na gastronomia, a coordenadora garante que acontece naturalmente ao longo do curso. “Durante as aulas que abordam habilidades específicas nas áreas de confeitaria, panificação, carnes, culturas, gerenciamento de estabelecimentos e novas tendências, vários talentos são revelados”, diz. “A arte culinária aflora, a paixão por determinada área se inflama e o caminho a seguir fica claro”, afirma.

Embora concorrido, o mercado de gastronomia é bastante amplo e tem sempre um lugar reservado para profissionais completos, que conhecem a área de ponta a ponta. “Os gastrólogos que se formam na PUCPR têm conquistado prêmios e lugares de destaque no mercado. São chefes de cozinha que nascem nos laboratórios da Universidade, percorrem o caminho do saber e conquistam o mundo pelas próprias mãos”, conclui.

Ficou interessado no curso de Tecnologia em Gastronomia da PUCPR? Acesse para saber mais: www.pucpr.br/cursos-graduacao/tecnologia-em-gastronomia/