Reitoria

Reitoria - 09 nov 2018

Congresso Humanitas encerra com projeto de laboratório

PUCPR recebe selo de qualidade que outorga a certificação do CIDES

I Congresso Humanitas, que reuniu especialistas para discutir o futuro das ciências humanas, se encerrou nesta quinta-feira (01) com um evento que contou com a presença do professor Paulo Maria Bastos da Silva, catedrático e reitor da Universidade Aberta de Portugal e Luiz Alfredo Loiza, gerente técnico comercial para a América Latina da Casa fabricante em Berlim do Atlas.ti, que entregou uma placa simbólica da criação do laboratório para o ensino, prática e análise de dados de pesquisa qualitativa na PUCPR.

O laboratório contará com 25 licenças permanentes do Atlas.ti. O uso de programas de computador na análise de dados pode contribuir com os trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, qualidade da pesquisa empreendidos por estudantes e pesquisadores ,especialmente em relação à sistematização e rigor.

Também ocorreu a entrega do selo de qualidade que outorga a certificação do CIDES como centro de formação, informação e ensino do Atlas.ti. Esta é a primeira certificação no Brasil, colocando A PUCPR  na vanguarda da pesquisa qualitativa com o uso do software de análise de dados qualitativos.

No evento, o professor Waldemiro Gremski comentou que “temos que nos voltar fortemente para a sociedade e as ciências humanas têm um papel  prioritário para livrar ampla parcela de crianças e jovens da pior chaga que aflige esse país que é a desigualdade social”.

Participaram da foto oficial da esquerda para direita: Prof. Dr. Alex Vicentin Villas Boas, coordenador do Programa de pós-graduação em teologia; Prof.ª Dr.ª Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla, Coordenadora do Programa de pós-graduação em direitos humanos e políticas públicas; Prof. Dr. Paulo Maria Bastos da Silva Dias, Catedrático e Reitor da Universidade Aberta de Portugal; Professor Waldemiro Gremski, Reitor da Pontifícia Universidade Católica, do Paraná Professor Dr. Ericson Savio Falabetti, Decano da Escola de Educação e Humanidades; Prof.ª Dr.ª Patricia Lupion Torres, coordenadora do Programa de pós-graduação em educação; Prof. Dr. Jelson Roberto de Oliveira, coordenador do Programa de pós-graduação em filosofia;

Essa foi a primeira edição conjunta do Humanitas, que unificou simultaneamente o XVI Congresso de Filosofia Contemporânea da PUCPR, o III Congresso de Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR, o I Congresso Internacional do PPGT PUCPR, o XIII Congresso de Teologia da PUCPR e o I Encontro Brasileiro dos Pesquisadores do Software ATLAS.ti. e o IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a distância e E-Learning, realizado em parceria com a Universidade Aberta de Portugal.