Destaque

Destaque - 08 fev 2021

Como impulsionar a carreira?

Para alcançar um cargo ou salário melhor é preciso se preparar; trouxemos cinco dicas para te ajudar a traçar um plano

carreira; pós-graduação; especialização; MBA; skills

Passamos por diversas etapas da vida profissional. Em algumas delas, podemos achar que estamos um pouco estagnados e ou mesmo ter vontade impulsionar a carreira, melhorando de cargo e salário. Mas como passar dessa fase?

Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para te ajudar a saber por onde começar e como você pode colaborar com a sua própria vida profissional, dando aquele boost e aumentando as chances de conquistar o que quer.

1. Saiba onde quer chegar

Sem um objetivo claro em mente, todos os caminhos parecem bons. Por outro lado, quando se sabe onde quer chegar, fica mais fácil distinguir o que vai fazer a diferença e, dessa forma, direcionar a energia corretamente. Isso requer, claro, uma boa dose de autoconhecimento, o que pode ser o seu primeiro passo. Você também pode pensar se está na hora de uma transição de carreira. De forma prática, é possível usar um mapa mental aplicado aos seus objetivos profissionais para ajudar nesse processo.

Saiba mais | Multipotenciais e Multicarreiras: que caminhos podem surgir com isso? 

2. Observe e se inspire em outros profissionais

Neste ponto, não se trata de comparação, afinal, já passamos por isso em muitos outros aspectos da vida. Estamos falando sobre se inspirar em quem já alcançou o lugar ou posição onde você quer chegar e ser estratégico. Busque as pessoas que trabalham naquela empresa dos sonhos, que estão no cargo que você almeja ou que trabalham de uma forma que te agrada e mapeie suas qualificações: que graduação e pós-graduação fizeram, quais cursos de extensão, em quais áreas de conhecimento; se essa pessoa se aperfeiçoou apenas em habilidades técnicas ou também em soft skills e, nesses casos, em quais, especificamente. A partir daí, reflita de que forma você pode aplicar isso à sua realidade. Depois, coloque o plano em prática.

3. Qualifique-se

Você já fez uma graduação, talvez um curso de curta duração… Mas não dá para parar por aí. O lifelong learning já é um consenso no mundo do trabalho: é preciso continuar se qualificando para conseguir acompanhar as mudanças. Pode-se usar o mapeamento citado no item anterior para saber por onde começar e então partir para uma pós-graduação, um MBA ou mesmo uma leitura inicial, caso você não entenda muito do assunto.

Além disso, é importante considerar que essa qualificação também inclui o desenvolvimento de habilidades comportamentais. Lembre-se: conhecimento não é perdido e, em algum momento, você pode conectar conhecimentos de áreas diferentes para solucionar um problema.

Neste podcast você conhece as skills mais indicadas para desenvolver nesse ano e quais digital skills podem ser importantes.

4. Faça networking – e não só online

A rede de contatos é muito importante para você ter oportunidades dentro da empresa onde trabalha, conquistar um trabalho em outro lugar ou mesmo saber de oportunidades que estão diluídas nas redes sociais e plataformas de trabalho na internet. Por isso, é importante construir boas relações com quem você já tem contato no dia a dia de trabalho, bem como fazer novas conexões. Para isso, pode-se usar o LinkedIn, por exemplo, adicionando profissionais que agregam ao seu repertório, ou mesmo ingressar em uma especialização, que tem mais foco no mercado de trabalho e onde será possível conhecer pessoas da sua área. Em alguns casos, as aulas ocorrem online e ao vivo, o que permite interagir com colegas e professores pelo chat e vídeo, mesmo em tempos de pandemia.

5. Fique preparado

Se você está buscando uma nova oportunidade, é importante deixar seus “cartões de visita profissionais” preparados. Isso inclui manter seu currículo sempre atualizado, assim como o portfólio, além de ter uma versão de fácil acesso desses arquivos no e-mail ou celular, por exemplo. Você também pode estipular uma frequência para revisá-los. Dessa forma, quando surgir uma oportunidade, os materiais estão prontos para serem enviados rapidamente. Manter seu perfil no LinkedIn atualizado e publicar com frequência, consistência e qualidade também é interessante.

Nesta matéria você entende como montar um Currículo 4.0, que chama a atenção dos recrutadores.

Leia mais | Portfólio: saiba como montar o seu