Círculo de estudos

Círculo de estudos - 12 set 2017

Círculo de Estudos Bandeirantes comemora 88 anos de fundação

Exposição Professor Ferrarini Cultor da historiografia e da cultura paranaense celebra aniversário

O Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) comemora hoje, 12 de setembro, seus 88 anos de fundação. Para celebrar a data, foi inaugurada uma exposição sobre a obra do professor Sebastião Ferrarini, na Biblioteca Pública do Paraná. Ele atuou no CEB como membro da Diretoria e também como pesquisador da área de História por mais de 30 anos.

A exposição “Professor Ferrarini – Cultor da historiografia e da cultura paranaense”, que tem entrada gratuita até 11 de outubro, é uma retrospectiva sobre a trajetória do intelectual que ajudou a preservar a história e a memória do Paraná.

História do CEB

O Círculo deixou marcas indeléveis na sociedade paranaense, mediante a criação ou participação na estruturação de entidades importantes que até hoje cumprem um papel fundamental, em especial no que se refere à educação e formação. Destacam-se a oferta do primeiro curso de filosofia no Paraná entre os anos de 1935/36; a fundação da primeira Faculdade Católica de Filosofia do Paraná (FCFCL) em 1938, assumida pelos irmãos Maristas em 1940, posteriormente cedida à Universidade do Paraná em 1946 para que esta pudesse ascender ao status de universidade; a fundação da nova FCFCL (1949) pelo Irmãos Maristas, com posterior fundação da Universidade Católica do Paraná (1959); a promoção e a liderança de inúmeros movimentos e ações que envolveu os principais segmentos da sociedade paranaense no período compreendido pela sua existência; e as inúmeras publicações em livros e revistas.

Os fundadores, com a missão da formação intelectual dos seus membros, postulavam a necessidade de aprofundar o debate dos problemas sociais, políticos, filosóficos e religiosos. Voltado à pesquisa, desde o início, o CEB criou sua Biblioteca procurando documentar da forma mais ampla possível os fastos sociais, principalmente do estado do Paraná. Divulgou os fatos da história local por intermédio de sua Revista, e até hoje mantém esta publicação com os resultados das atividades, conferências, simpósios e seminários realizados.

O CEB teve sua sede própria inaugurada em 12 de setembro de 1945. O projeto do edifício foi elaborado pelo Engenheiro Benjamin Mourão e construído por João De Mio, em estilo neoclássico. O edifício conta com dois andares de amplas salas de estudos e reuniões, quatro andares para a Biblioteca e um auditório que acomoda 140 pessoas.

O Círculo de Estudos Bandeirantes, agregado à PUCPR desde 1987, funciona como unidade complementar dessa instituição, na qualidade de órgão cultural. Promove palestras, seminários, simpósios, grupo de estudos, exposições científico-culturais, entre outros. A Biblioteca é constituída por um grande acervo de livros, periódicos, obras raras, arquivos de jornais desde meados do século 19, além de coleções e arquivos de importantes famílias paranaenses.

Recomendadas para você