Círculo de estudos

Círculo de estudos - 26 set 2018

Círculo de Estudos Bandeirantes lança curso que busca entender cultura comtemporânea

Diferentes tópicos que da conjuntura cultural da entrada do século XXI compõe a base para dicussão

As teorias e práticas dos trabalhos com cultura atuais são os temas do Curso Livre de Tópicos Especiais em Cultura na Sociedade Contemporânea do Círculo de Estudos Bandeirantes, órgão cultural da PUCPR que visa incentivar o estudo, a pesquisa e a divulgação da cultura nacional e paranaense.

As apresentações e discussões abrangem tópicos como artes (visuais, cênicas, etc.),espaços de cultura (centros culturais, museus, galerias de arte), produtos culturais (livros, discos, apresentações, filmes), produções e  consumos dos diferentes tipos de cultura,  relações culturais de diferenças, as identidades dos grupos formados, o mercado de cultura, as atividades como exposições, performances, eventos, publicações e outros, e ainda as ideias teóricas criadas principalmente no século XX 

Todos esses podem ajudar a entender a conjuntura cultural da entrada do século XXI, como a ideia de Caos e Ordem, de Arnold Hauser, a permanência do Romantismo para além do século XVIII, segundo Antônio Cândido e Wladimir Weidlé, a proximidade da relação de versos de poesia e versos de música, segundo Adriana Calcanhotto, Eucanaã Ferraz e o Prêmio Nobel de Literatura a Bob Dylan, a globalização e suas relações com a cultura e com a identidade, segundo Liszt Vieira, o trabalho social da literatura, segundo W. G. Sebald, entre outros.

Podem se inscrever no Curso interessados em qualquer área do conhecimento.  As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de outubro de 2018 e são gratuitas. 

Inscreva-se

As aulas acontecerão às quartas-feiras, das 14h às 16h, no Auditório do Círculo de Estudos Bandeirantes, nos dias:
3, 10, 17, 24 e 31 de outubro e 7, 14, 21 e 28 de novembro.

Serão emitidos certificados de 40h para quem possuir 75% de participação nos encontros propostos.

Círculo de Estudos Bandeirantes: Rua XV de Novembro, 1050 – Centro, Curitiba/PR.

Informações: (41)3222-5193 ou [email protected].