Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 10 out 2018

Ciências Biológicas: conheça o curso que é muito mais do que falar da natureza

Quem gosta de biologia, costuma ter uma consideração especial pelas várias formas de vida do planeta. Além de um dom, essa consciência sobre a diversidade e importância do meio-ambiente também pode ser uma profissão.

A faculdade de Ciências Biológicas conecta ciência, tecnologia e sociedade, desenvolvendo uma visão sistêmica e estratégia para a resolução de problemas. Seu intuito é formar profissionais que tenham compromisso com o planeta, e que trabalhem em busca de soluções alinhadas à sustentabilidade, à educação e ao ambiente como um todo.

O respeito à diversidade cultural e à vida é uma das principais pautas do curso, que forma pesquisadores, professores e uma infinidade de profissionais do ramo da biologia. O biólogo graduado é preparado para atuar com honestidade e senso crítico, sempre pensando no melhor para o meio ambiente e para todos os seres vivos que compõem o planeta.

Mas não é só isso. Além de abordar a biologia no sentido de estudo da vida, o curso de Ciências Biológicas aborda temáticas como direitos humanos, cidadania, diversidade e transformação da sociedade em um ambiente sustentável, ética e justa. Quer saber o que mais você pode esperar? Confira o texto e prepare-se para o futuro!

Onde poderei trabalhar quando me tornar biólogo?

São diversas as áreas de atuação para o profissional biólogo. Veja todas as possibilidades de carreira e comece a planejar sua vida profissional a partir de agora!

1. Docência

Um dos maiores objetivos de quem busca o curso de licenciatura em Ciências Biológicas é atuar como professor em escolas de ensino fundamental e médio. O profissional que trabalhar com crianças e adolescentes costuma ter uma grande responsabilidade, pois é nessa fase em as pessoas criam consciência sobre o meio em que vivem e sobre a importância de se estabelecer relações harmônicas com todas as formas de vida.

Se o estudante de biologia optar por especializações de pós-graduação, como mestrado e doutorado, ele pode dar aulas em universidades, que oferecem salários mais atrativos e diversas opções de crescer na carreira. Como professor universitário, o profissional também assume a função de instigar estudantes e incentivar a busca pelo conhecimento, uma vez que estes precisam ter formação sólida tanto em conhecimento técnico quanto em princípios éticos.

2. Pesquisas

Se o graduado em Ciências Biológicas quiser adentrar no mundo da pesquisa, ele pode trabalhar em instituições públicas e privadas. O objetivo é encontrar ramos que agucem o interesse e que sejam desafiadores para a sociedade como um todo.

O biólogo pesquisador é capaz de realizar, por exemplo, exames de diagnóstico e microbiologia. Esse é um papel extremamente relevante para a sociedade, já que os estudos buscam formas de controlar e curar doenças que acometem a população em geral. Aqui, o papel do profissional é de avançar cada vez mais em descobertas científicas que podem mudar o mundo.

3. Projetos de proteção ambiental

Profissionais das Ciências Biológicas também podem desenvolver projetos para proteger áreas ambientais e a fauna de lugares específicos. Quem escolhe este ramo, levanta a bandeira da ecologia e da consciência sustentável.

Por meio de estudos com equipe multidisciplinar, o biólogo pode contribuir com instituições públicas e privadas, tendo sempre em mente a sustentabilidade e a otimização do uso de recursos naturais. É este profissional quem lembra ao mundo sobre a importância de conversas relevantes à população mundial, como reutilização de recursos, aquecimento global, respeito às populações nativas ou equilíbrios de ecossistemas.

E aí? Que tal começar hoje a trilhar o seu caminho nas Ciências Biológicas? Não deixe de se inscrever para o vestibular da PUCPR. As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro!

Quero cursar Ciências Biológicas