Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 05 out 2018

Carreira em Engenharia Química: confira 4 diferentes ramos dentro da profissão

Entrar na Universidade é um dos períodos mais esperados pelos estudantes. São novos amigos, novas descobertas e uma realidade ainda não experimentada. De fato, é uma época inesquecível. Para torná-la ainda melhor, o ideal é fazer a escolha do curso com bastante análise e discernimento. Muitos jovens ainda não sabem, de fato, o que as graduações reservam. É o caso da carreira em Engenharia Química.

A Engenharia Química é um curso diversificado e amplo. Ideal para quem gosta das disciplinas de Matemática, Química e Física, a graduação é versátil e indicada para estudantes quem têm visão analítica.

Quer saber o que um Engenheiro Químico pode fazer? Confira 4 diferentes ramos dentro desta profissão e decida o seu curso hoje!

1. Trabalhar na indústria

Esse é o setor de atuação mais comum para quem faz uma faculdade de Engenharia Química. O profissional pode trabalhar nos mais diversos setores, como farmacêutico, têxtil, petroquímico, alimentício, cosmetológico, entre outros.

Hoje, a maior demanda é por profissionais que desenvolvam produtos pautados na responsabilidade social e na sustentabilidade. O ideal é que o estudante procure um estágio e, quando formado, esteja sempre atualizando técnicas e metodologias de aplicação que atendam aos interesses da indústria e, também, da sociedade.

Se você optar pelo curso de Engenharia Química, é importante aprimorar seus conhecimentos técnicos e mostrar que pode aplicá-los nos processos industriais.

2. Atuar na gestão de empresas

Conteúdo comum no curso de Engenharia Química, a gestão das indústrias também é uma possibilidade de carreira. Você poderá ocupar cargos de grande responsabilidade e liderar equipes de outros engenheiros químicos, sempre buscando aprimorar processos e buscar novos materiais no desenvolvimento de produtos.

O trabalho vai consistir em gerenciar e administrar outros profissionais, corrigindo falhas nos processos e minimizando riscos.

O perfil desse profissional deve ser de alguém ousado, com facilidade de relacionamento e ótima comunicação.

3. Realizar pesquisas

Se você sempre sonhou em trabalhar dentro de laboratórios e de achar soluções para problemas, essa pode ser uma boa escolha para você. Durante o curso de Engenharia Química, você vai poder vivenciar o dia a dia de um centro de pesquisas e ver se essa área lhe agrada.

Dentro dessa dinâmica, é possível seguir carreira como pesquisador. Você poderá atuar em empresas privadas e em instituições públicas, resolvendo problemas e escrevendo artigos científicos, uma grande chance para ser destaque entre os profissionais da área.

A dica é: nunca deixe de ler e pesquisas artigos e novas teorias. Será um futuro promissor, acredite!

4. Ser profissional da Educação

Já imaginou ser um professor e ministrar aulas em universidades, faculdades e cursinhos? Com a formação em Engenharia Química e uma pós-graduação, você pode conseguir uma boa posição e ensinar outras pessoas a trilharem seus próprios caminhos.

É importante que um professor esteja sempre atento à novas metodologias e tenha experiência com o público. Desta forma, fica mais fácil transmitir conhecimento.

Pode ser bastante promissor para quem deseja ser docente em universidades, que costumam ter salários bastante atrativos.

E então, já está decidido? Agora que você sabe mais sobre a carreira em Engenharia Química e todas as possibilidades, lembre-se de que o vestibular da PUCPR está chegando. Inscreva-se hoje mesmo! As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro!

Quero cursar Engenharia Química