Notícias - 30 maio 2018

Câmpus Maringá dá início ao projeto Caravana Solidária

Com a participação de 37 acadêmicos, oito professores e colaboradores, o projeto se desenvolverá em quatro encontros, em maio e julho

No último dia 19 foi iniciado no Câmpus Maringá da PUCPR o Projeto Caravana Solidária, que tem como objetivo transformar a comunidade de Paiçandu em um espaço de convivência e partilha. A iniciativa pretende ampliar as oportunidades de acesso à formação para a cidadania por meio de atividades educativas, culturais, esportivas, oferecidas as crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade.

Para a professora Cláudia Bellanda Pegini, do Núcleo de Excelência Pedagógica do Câmpus Maringá, a proposta buscará desenvolver projetos de intervenção com estudantes e possibilitará a vivência e conexão com comunidades que esperam respostas para superação da situação de carência em que se encontram.

No dia 19, o projeto deu o seu primeiro passo, com a identificação da realidade, com uma reunião e visita às casas da comunidade, que proporcionou uma acolhida e escuta da comunidade, e o convite para as próximas ações, nos dias 16 e 23 de julho.

A professora completa “acredito que a Cavarana passará e deixará marcas positivas para todos os envolvidos, ampliando a integração comunitária e a consciência da necessidade de diálogo e de ação conjunta, algo que inspira imensamente quem participa do projeto”.

Para a acadêmica de Direito Daiane dos Santos da Silva, é gratificante ajudar e compartilhar conhecimento com a comunidade, mas principalmente, as crianças. “O projeto abrange não só as crianças, mas toda a comunidade, porém os pequenos ainda têm esperança de que pode mudar, pode melhorar, então isso que nos satisfaz. Nós, com muito pouco que temos para oferecer, levamos gratidão e esperança, que a realidade pode ser outra”, destaca a estudante.

A acadêmica ainda destaca sua ansiedade em participar do projeto. “Acredito que sairei realizada ao final das atividades, pois não há gratidão maior do que ajudar o próximo. Seja qual for a atividade, o simples fato de proporcionarmos uma tarde com brincadeiras, atendimento jurídico, contar histórias, bazar e as demais que o projeto oferece, já ganharemos um sorriso e com certeza um muito obrigado por esse evento”, finaliza.