Iniciação Científica

Iniciação Científica - 20 mar 2018

Bolsista do PIBIC Master conclui graduação, defende dissertação do mestrado e entra no doutorado em apenas quatro meses

Estudante é aprovada em primeiro lugar na linha de pesquisa “Bem-estar Animal” do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UNESP

A médica-veterinária Angela Cristina da Fonseca de Oliveira conquistou, nos últimos dias, algo único: em quatro meses, se formou em Medicina Veterinária na PUCPR, defendeu sua dissertação do mestrado e passou em primeiro lugar no doutorado na linha de pesquisa “Bem-estar Animal” do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

A caminhada de sucesso da pesquisadora foi prevista desde o início: quando era estudante de graduação participou da iniciação científica e se destacou no PIBIC. Assim que foi lançado o PIBIC Master – Combined Degree, seu professor orientador Leandro Batista Costa trouxe uma oportunidade para Angela: fazer o mestrado simultaneamente. A estudante levou a ideia pra frente e foi aprovada no programa de pós-graduação em Ciência Animal e conquistou uma bolsa de 18 meses, sendo 6 meses de mobilidade internacional na Espanha, no IRTA – Institute of Agrifood Research and Technology. Nesse período, concluiu a graduação, cursou as disciplinas do mestrado e realizou a pesquisa intitulada: “Estratégias nutricionais para reduzir os efeitos do estresse térmico em suínos”.

A carreira de universitária continua, já que ela acaba de ser aprovada em primeiro lugar no processo de seleção da linha de pesquisa “Bem-estar Animal” do Programa de Pós-graduação em Zootecnia da UNESP. O programa de doutorado possui nota 6 no Qualis Capes.

Para Angela, o PIBIC Master proporcionou um grande aprendizado pessoal e também profissional. “Tive a oportunidade de interagir com pesquisadores de diferentes países, aumentando a minha capacidade de relações interpessoais e trabalhos em grupo. A junção de conhecimentos técnicos e empíricos e a mescla de diferentes culturas, mostraram-me vários caminhos para alcançar um único objetivo: o desenvolvimento científico”, conta.

Sobre o crescimento profissional, ela relata que os impasses cotidianos lhe ensinaram a buscar soluções e alternativas viáveis e que a pesquisa se trata de uma busca contínua por conhecimentos. “Posso afirmar que, chegando ao fim desta jornada, todo o aprendizado adquirido auxiliará não só na minha formação profissional, mas também como cidadã, aluna e pesquisadora”, ressalta.

Para o professor orientador da estudante Leandro Batista Costa, a iniciativa é uma oportunidade para valorizar os universitários destaques, seja no rendimento acadêmico ou na iniciação científica. “O diferencial do PIBIC Master é a possibilidade que os professores têm de lapidar estudantes de graduação de grande potencial científico”, explica.

Para mais informações sobre os programas de iniciação científica da PUCPR, clique aqui.