Planeta PUC

Planeta PUC - 17 out 2018

Biotecnologia oferece amplo mercado e alta empregabilidade

Entenda o que faz um biotecnologista e como o curso da PUCPR prepara os estudantes para diversas áreas de atuação

Quem adora ciências biológicas, mas também gosta de ciências exatas, tem grandes chances de se encantar e se encontrar com a Biotecnologia. O curso de quatro anos, ofertado pela PUCPR, capacita os estudantes a utilizar técnicas de engenharia genética, genômica, biologia molecular, cultivo celular, bioinformática, entre outros conhecimentos científicos de vanguarda para atender crescentes demandas da sociedade e promover a qualidade de vida.

“O profissional realiza o desenvolvimento e a aplicação de células, tecidos, biomoléculas e microrganismos para gerar novos produtos, processos e serviços”, explica a coordenadora do curso de Biotecnologia da PUCPR, Karen Kubo. Por essa razão, um biotecnologista pode atuar em diferentes áreas, tais como saúde, meio ambiente, indústria, agricultura, produção de bioenergia e muito mais.

Na matriz curricular do curso, os estudantes contam com disciplinas comuns, específicas e eletivas. As comuns possibilitam o trabalho em turmas multiprofissionais. As específicas, como Medicina Regenerativa, Biofármacos, Biocombustíveis e Biorefinarias, Processos Industriais Biotecnológicos e Melhoramento e Transformação Genética de Plantas exemplificam a multidisciplinaridade do curso. Já as eletivas permitem que o estudante personalize parte da graduação de acordo com as suas afinidades, podendo realizar as trilhas de Melhoramento Genético de Animais ou de Tecnologia e Análise de Alimentos.

Além disso, eles podem usufruir de uma estrutura de laboratórios completa, eventos e projetos de iniciação científica – sempre sob a orientação de professores mestres e doutores de alto nível. “Preparamos os nossos estudantes para atuar tanto no ramo de Pesquisa e Desenvolvimento, quanto em laboratórios de análises genéticas e diagnóstico, indústrias farmacêuticas, alimentícias, de insumos e de cosméticos, controle de qualidade, ciência forense, entre outros setores”, relata o professor do curso, Humberto Madeira. “Há, ainda, a possibilidade de empreender nas áreas de biorremediação, produção de inoculantes para a agricultura e serviços laboratoriais”, completa.

Procurados pelo mercado

Segundo Madeira, existe um alto índice de empregabilidade na área de Biotecnologia. Um exemplo disso é a última turma da PUCR, que se formou no início de 2018 com 86% dos graduados empregados, sendo que um terço deles foram efetivados nas próprias empresas onde fizeram estágios. “Os demais, em sua maioria, foram contratados no período de três a seis meses após a formatura”, afirma.

“Apesar de ser uma profissão nova, considerando que os primeiros biotecnologistas entraram no mercado de trabalho brasileiro em 2004, ela tem sido muito procurada em virtude da especificidade da formação”, informa. “O curso garante o domínio de técnicas moleculares modernas, extremamente demandadas por diversos ambientes da indústria e do setor de serviços”, diz.

Quem opta pela Biotecnologia tem o privilégio de atuar em uma área em constante inovação e contribuir com o desenvolvimento de novos medicamentos, o resgate do meio ambiente, a recuperação de solos e ainda promover avanços na produção de alimentos. “Sem dúvidas, o profissional tem grande participação no crescimento da economia e da qualidade de vida de toda a sociedade”, conclui Karen.

Para saber mais sobre o curso de Biotecnologia da PUCPR, acesse: www.pucpr.br/cursos-graduacao/biotecnologia/