American Academy

American Academy - 10 out 2018

Bem-vindos: a experiência de chegada dos estudantes do American Academy aos EUA

Participantes do programa de graduação internacional da PUCPR recebem suporte completo durante a sua permanência na Kent State University (Ohio - EUA)

Que o programa de graduação internacional da PUCPR é inovador na América Latina e oferece uma formação global, além de vários diferenciais no currículo, isso é um fato. Agora, uma vez inscrito no American Academy, qual é o suporte recebido pelo estudante na hora de se mudar de país e iniciar uma jornada na Kent State University, em Ohio (EUA)? A resposta é: todo o apoio necessário.

A instituição norte-americana, parceira da PUCPR no programa, possui um escritório inteiramente dedicado aos assuntos de parcerias internacionais. A Office of Global Education (OGE), cuida de processos de intercâmbio, recepção e comunicação com os estudantes estrangeiros. De acordo com a Assessora de Programas Globais da Kent State, Leslie Bowser, o principal objetivo do OGE é aumentar o engajamento da universidade com o mundo.

Para que essa conexão tenha sucesso, o escritório pratica a máxima “os estudantes em primeiro lugar”, e promove ações que os ajudam a se sentirem acolhidos e conectados com as diversas oportunidades disponíveis na Kent State. “Nós os buscamos no aeroporto e realizamos uma integração de um dia – obrigatória para os estudantes estrangeiros – que visa orientá-los ao sucesso acadêmico e social, além de incentivar o envolvimento com a vida no campus”, conta Leslie. “Nós apresentamos aos recém-chegados centenas de organizações estudantis, das quais eles são livres para participar, e também os auxiliamos a planejar suas próprias atividades”, complementa.

Integração já começa no Brasil

Segundo Leslie, antes da viagem dos participantes, são enviadas diversas comunicações por e-mail e newsletter com dicas e orientações.

Quando chegam à Kent State, eles são recebidos com um piquenique de boas-vindas, com direito a música, dança e jogos – atividades que facilitam a integração. Além disso, todos são convidados a participar de eventos e viagens organizados ao longo do ano acadêmico.

Enquanto cursa os primeiros anos do American Academy na PUCPR, em Curitiba, o estudante também pode fazer uma viagem de dez dias à Kent State durante o mês de julho, o que contribui com a transição que acontecerá mais adiante e o permite se familiarizar com o ambiente antes de se mudar. “Os estudantes se hospedam no próprio campus e são convidados a participar de diversas atividades, como canoagem, passeios de bicicleta, assistir a jogos de basquete, viagens, entre outras. Assim, quando eles vêm definitivamente para realizar o curso, já se sentem em casa”, garante Leslie.

Formatura

Ao finalizarem o curso, os estudantes do American Academy participam de duas cerimônias de graduação nos Estados Unidos: a geral da universidade, para todos os graduados do ano, e outra dedicada apenas aos estudante internacionais.

“A graduação é o momento mais feliz e mais triste do nosso trabalho no OGE porque, se por um lado amamos ver os estudantes conquistarem seus objetivos e sonhos, por outro temos que dizer adeus e deixá-los seguirem seus caminhos. Muitos deles voltam para nos visitar e mantêm contato por meio das redes sociais e da nossa rede global de alunos”, revela a assessora.
Tanto na PUCPR quanto na Kent State University, os participantes do programa têm todo o suporte e incentivo para trilharem uma vida acadêmica cheia de boas experiências e, sem dúvida, memorável.

Quer saber mais sobre o American Academy? A próxima turma começa no dia 25 de fevereiro de 2019. Acesse para mais informações: pucpr.br/americanacademy