Destaque - 05 set 2018

Átrio dos Gentios 2018 encerra nesta quarta (05) com show do cantor Almir Sater

Evento, que começou no dia 03 de setembro, recebeu convidados nacionais e internacionais como Marina Person, Dario Edoardo Viganò , Sonia Bridi e Tomáš Halík

Crédito: Edjane Madza.

Acaba nesta quarta (05) o Átrios dos Gentios 2018 com a realização do Átrio Cultural. Desta vez, o cantor Almir Sater abrilhantará a noite dos participantes. Com mais de 30 anos de carreira e 10 discos solo gravados, Almir tornou-se um dos responsáveis pela preservação da viola de 10 cordas, reinventando-a e acrescentando um toque mais sofisticado ao instrumento.

Com convidados nacionais e internacionais, a programação do Átrio dos Gentios abordou questões sobre cinema, projeto de vida, saúde mental, e suas interfaces com o Sentido da Vida. O encontro, realizado pelo Instituto Ciência e Fé da PUCPR e o Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano, tem como objetivo promover o diálogo entre crentes e não-crentes.

Sônia Bridi. Crédito: Edjane Madza.

Na terça-feira (04), o ponto alto foi o debate realizado por Sônia Bridi, repórter da Rede Globo, e Tomáš Halík, presbítero católico, sobre o tema mundo, sentido e transcendência. Na data, Halík falou sobre religião, ateísmo, anateísmo e o sentido da vida. “Toda pessoa é única, e tem uma única missão, que deve ser perguntada a Deus”, conta. Para Sonia, o sentido da vida é a compaixão e a compaixão nada mais é que compartilhar o amor. “Essa busca do sentido da vida é uma busca que não abandona a certeza”, diz. Segundo a jornalista, nossa vida só faz sentido com outras vidas, sejam elas de plantas, animais ou até fungos. Além disso, a repórter engrandeceu a conversa com suas histórias. “Uma vez entrevistei Dalai Lama e perguntei: se a pessoa não tem fé e não tem religião, mas faz o bem a vida inteira: ela não tem salvação? Então ele me tranquilizou dizendo que essa é a situação ideal: quando a pessoa não precisa de ajuda. A religião, segundo Dalai Lama, é para aqueles que precisam de um conselho, de uma ajuda”, lembra.

Sônia Bridi é graduada em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e desde 1991 é repórter da Rede Globo. Foi correspondente internacional em Londres, Nova York, Paris e Pequim. Já Tomáš Halík é presbítero católico, graduado em sociologia, filosofia e psicologia, é mestre em Teologia e Estudos Religiosos e doutor em Filosofia.

Na parte da tarde, às 15h, foi realizado o Encontro das Juventudes – Projeto de Vida, que contará com Fagner Zadra, humorista, ator, roteirista, autor e palestrante que faz parte do grupo curitibano de humor Tesão Piá, e Ana Flávia Silva, jornalista, sonhadora por natureza, determinada por vocação.

Tomáš Halík. Crédito: Edjane Madza.

Para mais informações, clique aqui.

O que rolou

Na segunda (04), a Universidade preparou um encontro sobre cinema e sentido da vida entre Marina Person e Dario Edoardo Viganò. Marina Person é diretora, apresentadora e atriz. Na televisão, trabalhou na MTV Brasil e TV Cultura. Dario Edoardo Viganò é presbítero católico, filósofo, teólogo e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Pontifícia Salesiana. ANo debate, estiveram presentes também os docentes Luiz Andrioli e Fernando Gimenez.

Na atividade,  Dario Edoardo Viganò contou sobre o cinema ser um grande serviço para a humanidade. “O cinema é capaz de contar a realidade, mostrando-a de perto,  penetrando nas dobras cársticas do viver do homem, sem se subtrair a olhares complexos ou problemáticos”, ressaltou. Para o presbítero católico, o texto cinematográfico não termina em uma mera passagem de informação. “O dispositivo textual cinematográfico é, como qualquer outro tipo de texto, um exercício de discernimento, responsabilidade e liberdade, mas juntos, mais do que qualquer outro tipo de texto, é exercício de humanidade, no sentido que sugere, indica, aponta a paixão renovada do homem e seus eventos”, esclarece.

Já Marina Person iniciou o debate comentando sobre o livro “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, de Yuval Noah Harari. Segundo a atriz, a obra traz a indagação de o que faz o homem se diferenciar tanto das outras espécies. A resposta do livro vem da teoria de que ele é o único ser que tem a capacidade de acreditar em coisas que não existem. “Consequentemente, ele acredita em ficção. Criamos ficções e meios de expressá-las e aí chegamos na arte. O cinema é uma arte que congrega muitas artes entre si: ele agrega a música, teatro, a escuta, o ator, arquitetura, pintura e fotografia”. Além disso, a diretora abordou sobre o filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Para ela, o longa-metragem tem 141 minutos com menos de 40 minutos de diálogo. “Isto chocou toda a indústria cinematográfica”, explica.

Às 15h aconteceu no FTD Digital Arena a sessão comentada do filme IVÁN, com comentários do diretor Guto Pasko. O documentário é um retrato de Iván Bojko, ucraniano sobrevivente da Segunda Guerra Mundial.  Guto Pasko é diretor de cinema e TV, roteirista e ator.