Destaque

Destaque - 13 jun 2018

Apresentação do Projeto Vida Universitária mostra as possibilidades para uma formação integral na PUCPR

Evento reuniu professores e calouros na quadra poliesportiva do Câmpus Curitiba

Professor Waldemiro Gremski

Nesta quarta-feira (13/06), calouros da PUCPR estão sendo apresentados ao Projeto Vida Universitária. O evento ocorre pela manhã (das 8:20 às 10:30) e à noite (das 19h às 22h). Na abertura do encontro, o Reitor da PUCPR, professor Waldemiro Gremski, deu as boas-vindas aos presentes e destacou a ocasião especial: “Esse é um momento muito importante. Mostramos o projeto que consideramos um dos mais importantes da Universidade, pois estamos empenhados na formação integral de nossos estudantes. Além da preocupação com a formação técnica, temos que também oferecer a formação cidadã, humana, solidária. Vocês são os protagonistas da própria formação. Sejam muito felizes na nossa PUCPR!”

Professor Vidal Martins

Em seguida, o Vice-Reitor da PUCPR e idealizador do Projeto Vida Universitária, professor Vidal Martins, ressaltou a importância do alinhamento da Universidade às mudanças da sociedade: “Várias pesquisas indicam que dentro de alguns anos, em torno de 65% das profissões que hoje existem não mais existirão ou sofrerão profundas transformações. Com o Projeto Vida Universitária queremos mostrar que essas mudanças não são um problema, mas que precisamos estar preparados para vislumbrar novos horizontes”.

O Projeto Vida Universitária tem como objetivo mostrar ao estudante da PUCPR todas as oportunidades que a Universidade oferece além das salas de aula e da formação técnica e profissional. O estudante é protagonista da sua formação e viverá experiências nas áreas de pesquisa, espiritualidade, esporte, cultura, empreendedorismo e liderança, que são as trilhas formativas que compõem o projeto.

Valcir Moraes

Durante o evento, cada uma das trilhas foi apresentada em detalhes. A primeira delas foi a de Espiritualidade, que contou com o depoimento da estudante Jaqueline Dubas, do curso de Jornalismo, e com os esclarecimentos de Valcir Moraes, um dos responsáveis pela trilha. “A palavra que norteia a nossa formação é a humanização. Eu busquei a espiritualidade porque sou uma pessoa muito ansiosa, muito inquieta. E é importante ressaltar que a espiritualidade é algo muito mais amplo do que pode parecer. Não temos só a paróquia, temos outros espaços para desenvolver a espiritualidade, que respeitam todas as religiões”, afirmou Jaqueline.

O estudante Rafael Nigra

Em seguida, o professor Paulo Porto, acompanhado dos estudantes Rafael Nigra, Flávia Pontes e Lucas Teixeira, apresentou a Trilha do Empreendedorismo. “A ideia do empreendedorismo é gerar oportunidades. É importante salientar que o empreendedorismo transita entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão. Para ser empreendedor não é necessário ter uma empresa. Você pode ser funcionário público e ser empreendedor. Empreender é uma atitude. Na PUCPR, temos diversos instrumentos que fomentam o empreendedorismo como o PIBEP, o Laboratório de Empreendedorismo, entre outras iniciativas”, explicou o professor.

A professora Cleybe Vieira

A trilha seguinte a ser apresentada foi a de Pesquisa. A professora Cleybe Vieira e os estudantes Jéssica Costa, Dionatas Freitas e Sheron Cogo falaram das diversas possibilidades de pesquisa. “A pesquisa é um dos pilares da Universidade e é importante que entendamos a diferença entre a pesquisa científica e uma pesquisa no Google. Pesquisa científica exige metodologia”, pontuou Cleybe.

“O crescimento pessoal é algo que eu notei ao participar das iniciativas de pesquisa da PUCPR. Com a pesquisa, desenvolvemos o senso crítico, você não aceita tão facilmente o que te dizem, desenvolve a liderança e leva essas competências para outros âmbitos da vida”, disse Jéssica Costa, que antes mesmo de ingressar na PUCPR teve contato com as pesquisas da Universidade por meio do PIBIC Jr. Hoje ela é doutoranda em Ciência Animal, aos 22 anos.

A Trilha de Cultura foi apresentada pela professora Sheila Reinehr e os estudantes Lucas Meireles, do curso de Música, Kevin da Silva, também de Música, e Misa, de Teatro. Eles destacaram as diferentes iniciativas da PUCPR na área cultural como Coral, Orquestra e Grupo de Teatro. “Organizamos o trabalho pensando nos vários perfis de estudantes que temos na Universidade. Um exemplo disso é o Revele seu Talento, que permite que o estudante seja protagonista ou espectador, de acordo com o que deseja. E também, teremos diversas oportunidades de formação cultural, por meio de oficinas gratuitas para os nossos estudantes”, afirmou a professora Sheila.

A professora Sheila também apresentou a Trilha de Esportes ao lado dos estudantes Raquel Rodrigues, do curso de Publicidade, e Guilherme Lobo, de Arquitetura e Urbanismo. “Desde criança eu tinha o sonho de jogar handebol, e isso só foi possível na faculdade. O esporte foi muito importante para eu me integrar e conhecer pessoas, pois sou de fora de Curitiba. Também foi por meio do esporte que eu desenvolvi o meu lado empreendedor. Sou técnico de uma equipe de handebol e criei o Interatléticas, maior campeonato universitário de Curitiba”, contou Guilherme.

A última trilha do evento foi a de Liderança, apresentada pelo professor Marciano Cunha, que também foi mestre de cerimônias do encontro, e pela estudante Ana Paula Czatska, do curso de Administração. “A liderança, assim como a espiritualidade, não é algo palpável. Está em todas as trilhas do Projeto Vida Universitária e em todas as atividades desenvolvidas ao longo da Graduação. Liderança não tem só a ver com chefes, gestores, cada estudante é protagonista da sua aprendizagem, do seu caminho”, afirmou a estudante.

“O mundo buzina nas nossas orelhas e muitas vezes não conseguimos parar. É preciso fazer a conexão de cada um consigo mesmo. Estamos hiperconectados, mas muitas vezes não nos conectamos com nós mesmos. O processo de liderança envolve autoconhecimento, e isso será trabalho na Trilha de Liderança”, afirmou o professor Marciano.

Para mais informações, acesse a página do Projeto Vida Universitária.