American Academy

American Academy - 28 set 2020

Newsletter American Academy – Edição 05.2020

Agosto começou com a disciplina Comparative Politics, que proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender e debater ideias através da lente de diferentes estruturas institucionais de governança, tipos de regime, representações políticas, democratização e economia política. Cada turma também teve uma experiência de troca cultural com os professores Davide Lombardo, de Florença, na Itália e Julie Mazzei, de Kent nos EUA.

Julie Mazzei

Doutora em Ciência Política pela American University, professora do departamento de Ciência Política na Kent State University. autora do livro Death Squads or Self-Defense Forces? How Paramilitary Groups Emerge and Challenge Democracy in Latin America (2009) e finalizando um capítulo de livro que fala sobre a violência política no México. 

“Tive uma experiência maravilhosa com esta turma! Os alunos se envolveram e participaram de forma reflexiva e construtiva. Eles expressaram interesse genuíno no assunto, procuraram informações relevantes e compartilharam nas aulas e em suas tarefas. Aprendemos como grupo e isso realmente adicionou energia ao ambiente online. Espero poder lecionar novamente no American Academy!” – Professora Julie Mazzei

Davide Lombardo
Doutor em História e Civilização pelo European University Institute (Firenze, Italy) é professor de História na New York University Florence, professor de Ciências Políticas na Kent State University Florence e professor visitante na NYU Shanghai. Suas pesquisas se concentram na cultura urbana europeia do século XIX e XX e seu projeto atual é um livro editado – com Marcella Simoni, com publicação prevista para 2021 – sobre a história do racismo no século XX na Itália.
“No primeiro dia fiquei bastante tenso, por ser a primeira vez um curso completo online, com mais de 50 estudantes brasileiros e com 5 fusos horários de distância. Muitos desafios, mesmo para um professor experiente. O ensino pode ser visto como uma forma de mediação em que são necessárias três coisas: conhecer os dois lados e controlar o espaço de mediação. No meu caso fui desafiado em dois dos três elementos, a plataforma online que usei apenas por alguns meses e o background cultural dos estudantes. Então eu me questionava: como isso funcionará com 50 pessoaas? O que eu sei sobre o Brasil? Que tipo de interatividade seria possível criar quando estamos todos juntos, reduzidos a um pequeno quadrado em uma tela. Na verdade, Política Comparada, verão de 2020, seção 995 foi divertida. Os estudantes não paravam de colocar comentários e fazer perguntas no chat o que possibilitava trocas, proporcionava um ambiente animado e melhorava o nível da aula. Quero agradecê-los: foram – ou pareciam- perdoar minha falta de experiência brasileira e ficaram felizes em contribuir com as discussões sobre a política e a sociedade brasileira, de forma que a cada dia eu terminava as aulas sabendo um pouco mais.“ – Professor Davide Lombardo

A Find Your Purpose Week de agosto contou com 17 atividades que propiciaram aos estudantes explorar diferentes profissões e trilhas acadêmicas.

Conhecemos os campos de atuação do Psicólogo, com ênfase na Neurociência e na Intervenção Assistida por Animais. Tivemos uma demonstração da atuação do Enfermeiro no pré-hospitalar e na UTI diretamente do Centro de Simulação Clínica. Conhecemos mais sobre o que faz o Nutricionista e a importância de ler os rótulos dos alimentos, e também discutimos os aspectos Bioéticos nas pesquisas sobre a Covid-19. Na live que mostrou o dia-a-dia do Médico Veterinário conhecemos a clínica veterinária e a Fazenda Experimental da PUCPR e os participantes tiveram uma experiência em tempo real acompanhando como acontece uma ordenha robotizada.

Também foi apresentado a profissão de Designer e como esse profissional atua de maneira estratégica no mercado, com soluções de design e as diversas facetas da Arquitetura, com as possibilidades de atuação do arquiteto em projetos de interiores, paisagismo, urbanismo, construção e restauro.

Vimos de perto o que faz um Engenheiro Mecânico e a atuação do Advogado no que diz respeito à Propriedade Intelectual e a Mediação e Negociação em tempos de crise. Num contexto de Conflitos Internacionais, foi proposto um debate sobre a Geopolítica por trás da guerra civil na Líbia.

E no universo online em que vivemos, não poderia deixar de ter atividades que proporcionassem conhecimentos de como gerar Conteúdo Relevante para uma marca nos Canais Digitais e qual o nosso papel diante da propagação das Fake News. E, para desenvolver a capacidade de pensar em soluções cada vez mais rápidas, criativas e assertivas, fomos inspirados e estimulados a termos um mindset ágil utilizando técnicas de Design Thinking, Squads e Sprints.

83% dos estudantes do American Academy participaram em média de quatro atividades e alguns fizeram uma imersão, participando de 15 das 17 atividades.

 

 

Tudo é voltado para nos estimular a explorar novas carreiras e habilidades. Conhecendo as mais diversas áreas, estou certo de que quero focar minha formação na School of Communication da Kent State University”
– Rafael Bonacin

 

 

 

Veja mais informações e depoimentos clicando aqui!

Como esta edição foi realizada na plataforma Sympla Streeming, tivemos cerca de 200 participantes não vinculados ao programa, que se interessaram pelos temas e se inscreveram nas atividades.

Além das sessões individuais, que auxiliam os estudantes na tomada de decisão da trilha acadêmica a ser seguida após o American Academy, em agosto tivemos orientações específicas sobre o teste ALEKS (matemática) com as academic advisors da Kent Stane, Ann Winter e Leslie Bowser.

Leslie Browser também esteve com os estudantes orientando sobre as disciplinas online da Kent State, que todos os matriculados no programa tem a opção de cursar e como estas disciplinas oportunizam explorar diversas áreas de estudos, bem como participar de atividades e networking com outros estudantes da KSU.

No mês de agosto o American Academy esteve presente em dois eventos para os estudantes de ensino médio: Semana de “Projetos de Vida” do Colégio Marista Glória de São Paulo e a da Feira de Profissões dos Colégios Marista de Brasília. Nos eventos, os estudantes puderam conhecer mais sobre o American Academy e o American Academy Health, os diferenciais dos programas e o processo seletivo. Se quiser conhecer também, acesse o link da apresentação para os estudantes do colégio Marista de Brasília.
E para conhecer o American Academy Health em um minuto, veja o TikTok da Isabelle Coelho, clique aqui!
O processo seletivo para o American Academy está aberto para o primeiro semestre 2021. Acesse: pucpr.br/american-academyWhatsApp: (41) 99132-3265
E-mail: [email protected]
American Academy - PUCPR - Kent State University