American Academy

American Academy #5 – News

Início do semestre eletivo

1. INÍCIO DO SEMESTRE LETIVO – 22/07

Na segunda-feira, dia 22 de julho, iniciou o semestre letivo para os estudantes do American Academy. Os calouros e seus pais foram recepcionados pelos veteranos, com um bate-papo de boas-vindas realizado pelo professor Paulo Mussi, idealizador do programa. O Reitor da PUCPR, Professor Waldemiro Gremski, realizou um discurso, e o Presidente da Kent State University, Todd A. Diacon, enviou uma mensagem especial em vídeo para os calouros do American Academy da PUCPR.

2. INTEGRAÇÃO ENTRE CALOUROS E VETERANOS – 23/07

Calouros e veteranos foram surpreendidos com uma experiência colaborativa no formato “Master Chef” realizada no Espaço L’Hermitage da PUCPR. Os estudantes foram divididos em 3 grupos e cada grupo teve 1h15 para preparar receitas para a entrada, prato principal e sobremesa. No final, os pratos foram avaliados pelo Diretor do American Academy, Professor Paulo Mussi, pela Coordenadora do curso de Gastronomia, Profª. Carmen Luciane Sanson Abourihan, e pela Ann Winter, Academic Advisor da KSU. O objetivo foi integrar calouros e veteranos, bem como explorar habilidades dos estudantes de cooperação mútua, organização, liderança, entre outros.

DISCIPLINA: First year experience

Para a disciplina de International Business, o American Academy recebeu o Prof. Datta Pratim.

Os novos estudantes tiveram a primeira disciplina com a Ann Winter, Academic Advisor da Kent State University, a qual apresentou o universo acadêmico para os estudantes.

1. COLLEGE WRITING WARM UP – 15,16 e 17/04

Nossos estudantes participaram de uma atividade exclusiva com técnicas e práticas para desenvolver habilidades de escrita. O workshop foi ministrado pela Profª. Karine de Morais, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Em junho, duas estudantes – Alyssa Smith e Sanskruti Desai – do College of Business da Kent State University cursaram a disciplina International Business no Câmpus da PUCPR. Depois da sua visita, Alyssa Smith contou um pouquinho como foi sua experiência no Brasil. Confira:

O Brasil foi o que você esperava?

O Brasil superou minhas expectativas! Os estudantes do American Academy foram muito receptivos. Nos primeiros dois dias, fomos convidados para dois churrascos, em que nossos colegas nos receberam e pudemos conhecer quase todos antes mesmo de começar as aulas! A comida brasileira é absolutamente incrível e eu amei como Curitiba tem um pouco de tudo. Uma noite, um grupo da nossa sala acompanhou a Sanskruti a um restaurante indiano tradicional. Por maior que seja uma cidade como Curitiba, os estudantes do American Academy fizeram com que nos sentíssemos em casa.

Depois de visitar o Brasil, conhecer pessoas e comer a comida brasileira, qual é a primeira coisa que vem à mente quando você pensa no Brasil?

A primeira coisa que me vem à mente quando penso no Brasil é a pizza de frango com catupiry. Eu estava tão viciada nessa pizza durante o meu tempo no Brasil que acho que vou ter que prepará-la quando estiver em casa.

O Brasil tem uma ótima comida!Qual foi o melhor momento para você no American Academy?

O melhor dia para mim foi almoçar com um grupo de alunos da turma junto com o professor. Em Kent, a interação entre professor e aluno é muito profissional, então foi tão diferente e divertido poder sair com o professor fora da sala de aula.

Você acha que os estudantes brasileiros são diferentes dos norte-americanos? Por quê?

Sim, acho que somos diferentes. Eu acho que os estudantes brasileiros são muito mais extrovertidos e amigáveis do que os estudantes norte-americanos (pelo menos da Kent State). Os estudantes brasileiros fazem amigos com muita facilidade e acho que os alunos da KSU vão adorar essa diferença quando os estudantes do American Academy vierem para a KSU nos próximos anos.

CAMPUS FLORENÇA – ITÁLIA

A PUCPR inaugurou no dia 09/07 seu primeiro Câmpus internacional em Florença, Itália. A iniciativa é mais um resultado da parceria da instituição com a Kent State University (Ohio, EUA), desta vez com a participação da Dankook University (Coreia do Sul) e Webster University (EUA).

O evento contou com a presença do Prof. Dr. Marcello Fantoni, vice-provost para educação global da Kent State University, Prof. Dr. Fabrizio Ricciardelli, diretor do campus Florence da Kent State University, Sarah Malcolm, diretora executiva do escritório de educação global da Kent State University, além dos representantes da PUCPR: Reitor Waldemiro Gremski, Prof. Dr. Marcelo Távora Mira, diretor da PUCPR Internacional e Prof. Dr. Paulo Mussi Augusto, diretor da American Academy da PUCPR-Kent State University. O evento contou ainda com representantes das universidades de Bolonha, Ferrara e San Marino, parceiras da PUCPR na Itália, além de representantes das Universidades de Yale, Webster e Praga, entre outros.

29/04 – Education USA – Porto Alegre/RS

No dia 12 de julho, a equipe da Aliança Educativa da PUCPR apresentou os cursos da PUCPR e o American Academy para os alunos do Colégio Marista Frei Rogério (Joaçaba – SC).