IBP

IBP - 13 jul 2020

Alquimia do aprendizado: percepções que se transformam em conhecimento

Bruna identificou que era importante complementar sua graduação com conhecimentos na área de gestão de negócios

IBP, International Business Program
Bruna Koerich buscou uma formação em negócios para complementar sua graduação em Arquitetura e Urbanismo.

“Todo ponto de vista é a vista de um ponto”, diria o escritor Leonardo Boff. Ou seja: as percepções dependem de cada pessoa e de como a cabeça de cada uma delas funciona. Às vezes, uma lacuna se torna uma fonte de frustração, outras vezes, de aprendizado. A estudante de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, Bruna Koerich, escolheu o segundo caminho.

Ela participou da 5ª edição do Programa de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR, o PIBEP, logo no começo da faculdade, porque quis abraçar todas as oportunidades e conhecer gente nova, já que tinha vindo de Santa Catarina para estudar. Sua equipe ganhou a competição, mas ela não seu deu por satisfeita. Durante a participação no programa, Bruna percebeu que deveria desenvolver mais seus conhecimentos sobre empreendedorismo e gestão de negócios. “Ainda que eu estivesse no começo da faculdade e tivesse muita coisa para aprender, sofri um pouco com alguns termos e conhecimentos dessa área”, explica Bruna. Mesmo não sendo o foco da graduação que havia escolhido, decidiu tomar uma atitude e transformar isso tudo em aprendizado.

Bruna então buscou disciplinas complementares na Escola de Negócios da PUCPR para associá-los aos conhecimentos em Arquitetura. “Eu consigo me enxergar trabalhando como arquiteta, mas se quiser abrir uma empresa, vai ser essencial entender disso”, acrescenta a estudante. Neste caminho, ela descobriu o International Business Program da PUCPR, programa da Universidade que serve como uma formação complementar a estudantes de graduação e pós-graduação, com atividades práticas em inglês tanto na área de negócios quanto em outras áreas de interesse, e que permite cursar um MBA no exterior sem custo. Para Bruna, foi a oportunidade perfeita de unir tudo o que ela precisava.

“Eu sou bem suspeita para falar, porque realmente me encantei com o programa”, brinca. “Mas eu gostei muito mesmo, tanto porque as disciplinas são em inglês e a gente pode aprimorar a língua no dia a dia, mas também porque é possível cursar diferentes matérias e pegar aquilo que vai fazendo sentido para cada um”.

Bruna, que agora está em ano de produção de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conta que o IBP a ajudou, inclusive, fora das aulas, preparando melhor a estudante melhor para o futuro e a perder o medo do final da faculdade, que abala tantos universitários. “Eu passei a ter uma noção geral do mercado de trabalho, que é uma coisa que assusta um pouco nessa fase. Comecei o ano com medo, mas o IBP me tirou isso, mostrando que eu tinha possibilidades”, conta.

Apesar de ainda ter essas etapas a cumprir, antes de partir para o exterior, a estudante já começou a pensar sobre o futuro. Ela precisa escolher uma universidade e área de conhecimento para estudar no Master e, depois das vivências práticas internacionais com profissionais de mercado e disciplinas, ela já tem uma ideia: estudar marketing no Reino Unido.

Bruna vai compartilhar suas experiências com o IBP, ajudando outros estudantes a entenderem melhor o programa, em uma live no canal da PUCPR no Youtube.

Ficou interessado? Assista!

CONHEÇA OS OUTROS PROGRAMAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO PUCPR