Notícias - 24 abr 2018

Acadêmico PUCPR registra cotidiano do Projeto Comunitário na Escola Especializada Primavera

Estudante uniu suas habilidades durante a realização da atividade

Atividades como passeios culturais, dança, teatro e brincadeiras recreativas englobam a ação social Viver e Conviver, na Escola Especializada Primavera. Com a chegada do estudante de jornalismo Luís Gustavo Ribeiro à instituição, essa realidade se transformou. Ele passou a fotografar as atividades que aconteciam no local, o que resultou em uma exposição muito divertida!

O desejo do acadêmico surgiu após a proposta para ministrar uma palestra para turmas da Educação de Jovens e Adultos. “Confesso, ao decorrer do projeto acabei pegando uma intimidade grande com o pessoal e as crianças. Acredito que a fotografia ajudou nesse processo, pois ter a experiência de conviver e fotografar esse projeto me abriu olhos para o mundo em que vivemos”, comenta.

Luís sugeriu sua ideia para a Coordenadora Pedagógica, Paola Zanini, que aceitou prontamente e se surpreendeu com o resultado. “Observar os sorrisos e gargalhadas ao se verem em cada foto relembrando o que estavam fazendo foi o retorno do belo trabalho desenvolvido”, conta Paola.

O futuro jornalista ainda finaliza: “Passei por diversas situações que me fizeram querer voltar, seja para fotografar ou para ver como eles estão”.

Por meio do Projeto Comunitário, ele e mais três estudantes de diferentes áreas tiveram a oportunidade de conviver alguns dias com alunos de Ensino Fundamental e EJA com deficiência intelectual.

Crédito: Luís Gustavo Ribeiro

Sobre a Escola Especializada Primavera

A Escola Especializada Primavera promove e defende, desde 1971, a causa da pessoa com deficiência intelectual. No perfil dos alunos atendidos, salienta-se a presença de deficiência intelectual leve a moderada, de diferentes etiologias, associadas ou não a síndromes genéticas.