Destaque

Destaque - 07 jan 2019

A importância da capacitação para se destacar no cenário da Revolução 4.0

Confira alguns dos principais motivos para fazer uma pós-graduação em uma instituição de ponta, com professores referência e cursos pensados para se antever ao futuro do mercado

Um profissional deve pensar em cursar uma pós-graduação em que momento de sua carreira? Essa é uma questão que já passou pela cabeça de muitas pessoas, sejam elas recém-formadas ou experientes. Neste cenário da chamada Revolução 4.0 – a quarta revolução industrial –, há uma mudança constante, exigindo dos profissionais uma grande capacidade de adaptação para continuar sendo necessário em um mundo mais informatizado e que vê em sua força de trabalho um caminho para ser mais produtivo e encontrar soluções criativas e inovadoras.

Uma pós-graduação pode ser enquadrada tanto em uma carreira já consolidada, que busca um aperfeiçoamento ainda maior em sua área de atuação, assim como para pessoas que procuram oportunidades em suas carreiras, fazendo uma mudança de área ou agregando novos conhecimentos. Para tomar a decisão de realizar uma pós-graduação, é preciso que o profissional compreenda o seu momento de vida e como vê a sua carreira no futuro.

É importante que o currículo não se transforme em uma espécie de “Frankenstein”, com conhecimentos distintos em várias áreas que não se relacionam entre si. Nesse contexto, seja para empreender ou para procurar vagas de emprego formal, a experiência profissional, as características pessoais, a graduação e a pós serão levadas em consideração, seja pelos seus clientes ou pelos futuros empregadores.

O aspecto financeiro também pesa. Segundo a 54ª Pesquisa Salarial conduzida pela Catho, que ouviu mais de 2 milhões de profissionais em 4 mil cidades do Brasil, pessoas em cargos de coordenação podem ter um aumento de 53,7% nos salários ao cursar uma pós-graduação. Divulgada em abril deste ano, o estudo constatou que a diferença salarial entre executivos com e sem cursos era de 47,2%.

A PUCPR oferece sua infraestrutura de excelência, aliada a professores referência para que o profissional seja capaz de se preparar e até mesmo notar as mudanças exigidas por esse mercado. Veja alguns dos motivos por trás da decisão de realizar uma pós-graduação.

PUCPR oferece qualificação para profissionais se prepararem para revolução 4.0Torne-se um especialista

Um profissional com o título de pós-graduação é um especialista. As graduações, em muitos aspectos, não aprofundam o conhecimento em determinadas áreas, exigindo que o profissional faça esses cursos como uma necessidade de sua área de atuação.

Aspectos práticos

A pós-graduação na PUCPR mescla os conhecimentos teóricos com os práticos, trazendo exemplos e situações que acontecem nas vidas profissionais para dentro da sala de aula por meio da aprendizagem ativa e da experiência de professores referências em suas áreas.

Incremente o networking

Uma rede de contatos é a base para uma carreira sólida. Em um curso de pós-graduação, o acadêmico passa a se relacionar com pessoas de experiências variadas, com atuações distintas e que podem ser destaques em suas áreas de trabalho, abrindo portas e trazendo novas ideias de negócios ou de inovação em seu ambiente profissional.

Mantenha-se atualizado

Ainda que muitas empresas estejam à frente em suas áreas de atuação, os bancos das universidades são um excelente caminho para se manter atualizado, conciliando teoria e prática.

Mude sua carreira

Uma carreira é feita de escolhas e, em muitos casos, os profissionais se veem em situações nas quais não gostariam de estar. A pós-graduação é um excelente caminho para mudar a carreira para a direção em que gostaria de estar.

Ficou interessado em um curso de pós-graduação? Confira a lista de cursos oferecidos pela PUCPR em seus quatro Câmpus (Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo) espalhados pelo estado.