Destaque

Destaque - 08 jan 2021

5 dicas para mulheres que querem empreender

O caminho do empreendedorismo é desafiador, especialmente para elas, mas compartilhar experiências pode ajudar

empreende; empreendedorismo; empreendedorismo; podcast; empreendedorismo feminino
Compartilhar experiências pode ajudar as empreendedoras iniciantes. O empreendedorismo feminino, seus desafios e os caminhos possíveis, são temas do novo episódio do podcast da PUCPR.

O empreendedorismo é um caminho que traz desafios, aprendizados diários e mudanças constantes. Para as mulheres, os obstáculos são ainda maiores: a falta de confiança das pessoas, pouca representatividade e a dificuldade de conseguir crédito bancário são apenas alguns deles. E isso já é o bastante para assustar muitas das que têm vontade de empreender.

Mas há solução. Uma das maneiras de vencer esses desafios é compartilhando experiências e conhecimentos com outras pessoas que já tenham passado por isso. Se você tem interesse de entrar nesse ecossistema, reunimos aqui algumas das dicas dadas pela Patrícia Tozatti, head de aceleração da Hotmilk Curitiba, e pela Thaís Iupi, empreendedora e estudante de pós-graduação da PUCPR, no podcast da PUCPR sobre Empreendedorismo Feminino.

Confira o que elas recomendam para as empreendedoras:

1- Tenha confiança em si mesma e na sua capacidade de criar um negócio. Isso é fundamental para termos mais mulheres à frente de empresas, startups e organizações de alto impacto;

2- Pense e liste quem você gostaria que fossem seus clientes, sejam empresas ou pessoas, e crie conexões para chegar até eles;

3- Estude um pouco de tudo. Liderar uma empresa envolve saber um pouco sobre cada área que faz a organização funcionar: de contabilidade até comunicação. Cada conhecimento vai acrescentar, de alguma forma, para o sucesso do negócio;

4- Conheça e se inspire em outras pessoas. A história de outras empreendedoras ajuda a saber erros possíveis – e tentar evitá-los -, caminhos que dão certo – e entender se servem para o seu negócio – e a buscar ajuda e incentivo.

5- Esteja aberta para errar e se adaptar. Isso faz parte da construção do negócio e mudar o rumo do que foi planejado não precisa ser visto como algo ruim. Pode, inclusive, ser uma mudança para melhor, mais adequada ao seu público.

O episódio completo do podcast sobre Empreendedorismo Feminino traz mais dicas. Além delas, a Patrícia e a Thaís também dividem algumas das dificuldades que enfrentaram – e ainda enfrentam – sendo mulheres empreendedoras. Para ouvir, clique no botão abaixo:

Coffee Break #11 – Empreendedorismo Feminino