Relacionamento Ensino Médio

Relacionamento Ensino Médio - 03 out 2018

5 áreas de atuação do profissional de Matemática

Muitas pessoas veem a Matemática como um curso com pequeno campo de atuação, mas isso não é verdade. Além de a licenciatura formar professores, quem opta pelo bacharelado pode contar também com diversas áreas de atuação do curso de Matemática, que vão da Medicina ao Design de Produtos.

Se você ainda está em dúvidas sobre qual graduação quer seguir e não sabe o que esperar do curso, esse post é para você. Confira agora 5 áreas de atuação do profissional de Matemática e decida seu futuro na área!

1. Pesquisas

Já imaginou ser um pesquisador após concluir sua formação? A carreira científica é uma das possibilidades do estudante do curso de Matemática. Muitos deles fazem essa escolha para trabalhar em universidades e publicar trabalhos originais e relevantes para a área e para a sociedade.

Após a graduação, você pode começar com a pós-graduação e seguir com mestrado, doutorado ou até pós-doutorado. O importante, aqui, é escolher a área na qual você tenha curiosidade e desejo de aperfeiçoamento, e a instituição onde você vai conduzir sua especialização em Matemática.

2. Medicina

Para muitas pessoas a relação entre a Medicina e o curso de Matemática é inimaginável. O que muitos não sabem é que o profissional matemático pode contribuir, sim, com a área médica.

Existem diversas oportunidades de trabalho na farmacologia, por exemplo, em que um matemático analisa o mecanismo de remédios e suas concentrações.

A radiologia também precisa do Matemático para análise de imagens. O mesmo acontece com imagens de tomografias e ressonâncias que devem ser quantificadas.

3. Design de produtos

A área de Design de Produtos também demanda profissionais da matemática. Isso porque, além de realizar testes nas embalagens, o Matemático precisa simular a funcionalidade para verificar sua eficácia no uso pela população. O trabalho desse profissional  no design de produtos é, portanto, uma maneira de otimizar as formas das embalagens.

Para entrar na área, o ideal é que o estudante inicie sua carreira na forma de estágio profissional em empresas de design de produtos e embalagens. Após a graduação, é possível cursar uma especialização para se destacar no segmento.

4. Economia

Essa área é uma das mais importantes para o Matemático, já que a economia está presente no nosso dia a dia o tempo todo. O profissional entra no ramo para fazer projeções de riscos e melhorar o gerenciamento de investimentos, além de realizar modelagens de sistemas financeiros.

O matemático pode atuar em empresas públicas ou privadas, mas também é possível trabalhar com consultoria para veículos de comunicação e outros empreendimentos. O mercado financeiro é bastante amplo, sendo uma das áreas mais procuradas pelos profissionais.

5. Informática

Se você é um craque nos números e adora a área de informática, o curso de Matemática pode ser uma boa opção para você. Os profissionais matemáticos podem criar algoritmos para softwares e aplicativos, que estão sempre em alta.

Outra forma de um matemático contribuir com as ciências computacionais é traduzindo a matemática para a tecnologia. Esta é uma área que está em constante crescimento e pode, desta forma, ser uma escolha certeira para o seu futuro.

Antes de se decidir pelo curso de Matemática, o ideal é que você analise suas habilidades e sua interação com as disciplinas das ciências exatas, como Física e Química. Se você gosta da área e está sempre em busca de conhecimento, não deixe de conhecer mais sobre o curso aqui.

Viu como as áreas de atuação do curso de Matemática podem ser maiores do que você esperava? Aproveite e se inscreva no vestibular da PUCPR! As inscrições foram prorrogadas até o dia 10 de outubro. Não perca essa oportunidade!

Quero cursar Matemática