Destaque - 16 maio 2018

Quadrilátero Acadêmico de Pesquisa e Inovação entrega comunicado ao governo estadual

Fruto da união entre 4 universidades, documento propõe sugestões para o futuro porto em Pontal do Sul

As universidades que formam o Quadrilátero Acadêmico de Pesquisa e Inovação (PUCPR, UFPR, UTFR e UP) entregaram à governadora do Paraná, Cida Borghetti, um documento conjunto com informações e posição do grupo sobre o complexo portuário em Pontal do Paraná. O encontro aconteceu na última segunda-feira, dia 14.

*Crédito: Leonardo Bettinelli – UFPR

Consolidado desde 2016, o Quadrilátero promove e implementa ações que envolvem pesquisas inovações com objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável de Curitiba e do Paraná. O fórum dialoga com sociedade e os poderes público e privado por meio da cooperação técnica e científica.

Além de avaliar a implementação de um sistema de portos como uma operação de grande complexidade típica, os reitores Waldemiro Gremski, Ricardo Marcelo Fonseca, Luiz Alberto Pilatti e José Pio Martins recomendam que qualquer ação em relação à isso seja embasada em estudos técnicos adequados. Eles representaram suas respetivas instituições se disponibilizando a ajudar na tomada de decisões sobre o porto.

Apesar de reconhecerem a necessidade de expansão portuária do Estado, que irá impactar positivamente na eficiência operacional e redução de custos, o documento atenta para possíveis complicações de viabilidade técnica, ambiental, socioeconômica tanto em Pontal quanto na Ilha do Mel.

Entre os impactos causados pela mudança estão prováveis deslocamentos de populações indígenas e caiçaras. Consequências em outras atividades, como turismo, comércio, cidades, patrimônio histórico e preservação da natureza também devem ser mensuradas.  Uma verba R$ 350 milhões e R$ 500 milhões do Tesouro Estadual será destinada ao projeto que visa aliviar o tráfego na PR-412.

Confira a entrevista do Reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, para o portal UFPR TV: