Notícias - 26 nov 2021

1º Colóquio Internacional do Laboratório de Estudos Irmão Francisco Rivat está com as inscrições abertas

Tema do evento é Mística do Cotidiano: uma abordagem histórico – teológica

af_job2119_dir_1o-coloquioir-franciscorivat_webbanner_sitepuc_2

O 1º Colóquio Internacional do Laboratório Irmão Francisco Rivat da PUCPR será realizado nos dias 30/11 e 01/12, a partir das 9h.

Nessa edição a teóloga Maria Clara Bingemer e o historiador Irmão André Lanfrey aprofundarão a abordagem histórico-teológica do conceito de mística e como ela se relaciona com a vida e os escritos do Irmão Francisco, primeiro superior geral do Instituto dos Irmãos Maristas.

A vida e a obra do Irmão Francisco Rivat nos põem diante daquilo que hoje os estudos da Teologia e da Espiritualidade identificam como “mística do cotidiano”. Pacificamente ativo, buscava sem cessar a união com Deus a fim de encontrar sua vontade e praticá-la.

Nesse sentido, alinha-se com a vida de muitos outros grandes místicos da história do cristianismo. E, por isso mesmo, configura-se como um testemunho e um exemplo que pode estimular a vida cristã de muitos homens e mulheres de hoje, em plena secularização e no coração da pós-modernidade, essas são as considerações de Maria Clara Bingemer.

Sobre o Laboratório Irmão Francisco Rivat da PUCPR

O Laboratório dedica-se ao estudo do legado intelectual e místico do sucessor de São Marcelino Champagnat, Ir. Francisco Rivat.

Os objetivos do Laboratório são:

– Aprofundar o conhecimento da pessoa e da obra do Ir. Francisco Rivat no contexto da espiritualidade francesa do século XIX e sua implicação para a mística cristã;

– Contribuir com o Instituto Marista para a perenidade de seu Patrimônio Histórico e Espiritual (PHEM);

– Preparar a edição crítica bilíngue (francês-português) das obras do Ir. Francisco Rivat;

– Formar investigadores e multiplicadores qualificados do PHEM;

– Difundir a pedagogia e a espiritualidade maristas na Universidade e em outros espaços da Instituição.

Confira a programação do Colóquio:

30 de novembro

9h – Conferência: Os diálogos do Ir. Francisco Rivat com os autores místicos | Com Ir. André Lanfrey

10h30 – Comunicações do Grupo do Laboratório de Estudos Ir. Francisco Rivat da PUCPR

01 de dezembro

9h – Conferência: Mística e contemporaneidade | Com Maria Clara Bingemer

10h30 – Mesa com o Grupo do Laboratório de Estudos Ir. Francisco Rivat da PUCPR

Os encontros serão realizados on-line, via plataforma Zoom. Os links de acesso serão enviados no dia anterior ao encontro, para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

A programação contará com tradução simultânea para o Francês – Português e interpretação em libras.

Faça sua inscrição aqui.