Reitoria

Reitoria - 13 mar 2023

10 anos de Francisco

Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, homenageia os 10 anos de pontificado do Papa Francisco

Foto do Papa Francisco acenando para fiéis
Imagem: Vatican media, foto Divisione

Há acontecimentos que marcam profundamente nossas vidas. Em alguns deles, lembramos os pormenores do que vivenciamos, o local em que estávamos, as pessoas que nos circundavam, nossas reações e sentimentos, nossa própria fisionomia de espanto.

A eleição do Papa Francisco é um desses eventos marcantes. Naquela tarde chuvosa de Curitiba, em 13 de março de 2013, lembro-me que acompanhava com atenção as notícias que chegavam de Roma, mais precisamente do Conclave que elegeu o Papa Francisco.

Confesso que fiquei profundamente surpreso pelo fato de um latino-americano ter sido eleito Papa; fiquei surpreso pelo nome escolhido, nome que indica não apenas um jeito de ser, mas um projeto de Igreja; fiquei surpreso pela simplicidade com que se apresentou não somente à Praça de São Pedro, mas ao mundo: com um estampado sorriso, com humildade e, quebrando o protocolo, dizendo um singelo “Boa noite!”.

No dia de sua eleição à Cátedra de Pedro, o Papa Francisco saúda os milhares de fiéis reunidos na Praça São PedroComo Pontifícia Universidade Católica, estamos vivamente vinculados ao Bispo de Roma. Portanto, quero partilhar três ideias que Francisco nos inspira como comunidade acadêmica. E tais ideias serão indicadas a partir de seus três escritos maiores, suas encíclicas. Perceberemos nelas um itinerário: da fé à amizade social, passando pela ecologia integral.

Em 2013, logo no início de seu pontificado, Francisco publicou a encíclica Lumen Fidei (sobre a transmissão da fé), apresentando o Evangelho de Jesus como a novidade por excelência, capaz de iluminar a vida de todo ser humano. Todos percebemos que esse texto era um texto composto a “quatro mãos”, ou seja, era um texto previamente preparado por Bento XVI, no qual Francisco fez poucas inserções e a assinou. Tal postura nos indica que Francisco dá continuidade ao que vinha sendo construído anteriormente a ele; para nós, que celebramos  64 anos de atividades universitárias, isso nos indica que muitos – os quais nos precederam -, merecem nosso respeito e nossa admiração e que muito do que fazemos somente é possível porque outros nos antecederam.

Em 2015, o Papa Francisco apresenta-nos uma segunda encíclica impactante, a Laudato si’ (sobre o cuidado com a Casa Comum), na qual adverte-nos dos perigos de nosso modo de viver e aponta-nos o caminho da Ecologia Integral. Trata-se de um texto inspirado na postura do Patriarca Ortodoxo, Bartolomeu; tal fato nos indica que, quando se trata do cuidado com nossa Casa Comum, o diálogo ecumênico é fundamental. Como Universidade Católica, promover o ecumenismo, tendo em vista a preservação da vida, é um imperativo.

Visita do Papa a "cidade da amizade" em Madagascar, em 2019Em 2020, em plena pandemia, Francisco nos brinda com uma “carta magna” sobre nossas relações humanas: Fratelli Tutti (sobre a fraternidade e a amizade social). Se em Laudato Si’ nos convidava a uma profunda revisão de nosso estilo de vida e sobre o cuidado com nosso planeta, agora nos indica questionamentos e posturas sobre os nossos relacionamentos.

Essa encíclica foi estimulada pelo Grande Imã Ahmad Al-Tayyeb, com o qual, um ano antes, havia assinado uma declaração conjunta; um gesto assim nos indica que um novo mundo somente é possível reconhecendo-nos como irmãs e irmãos. Também relembro que a Fratelli Tutti inspirou meu discurso de posse, em dezembro de 2021.

Por fim, o monge trapista e escritor Thomas Merton afirmava que 10 anos é um “bom tempo na vida de um ser humano”. Em 10 anos muitas mudanças e acontecimentos podem nos definir e definir os rumos da história. Entretanto, quando falamos do Papa Francisco, 10 anos dessa “primavera” na vida da Igreja e do mundo ainda é pouco. Obrigado, Papa Francisco, por ser um farol de esperança em nosso mundo e para nossa Universidade.

Muchas Gracias!