Gente da PUC

Gente da PUC - 27 out 2020

Quem disse que jogador de futebol não estuda?

Daniel Legroski é jogador do Prudentópolis e concilia sua carreira com a graduação em Negócios EAD na PUCPR

daniel; graduação em negócios; negócios EAD; EAD pucpr; jogador
Daniel durante um dos jogos (Foto: Photosports Brasil)

“Meu pai sempre me incentivou, me levava ao estádio. Ver de perto foi o que contribuiu para eu querer ser atleta, então cheguei até aqui”, relembra Daniel Legroski. Sua paixão pelo futebol começou ainda na infância, aos 8 anos, quando treinava em pequenos clubes de Campo Largo (PR). No início do ano, aos 19, o rapaz assinou seu primeiro contrato profissional, com o Prudentópolis, para disputar a segunda divisão do campeonato paranaense. “É um passo muito importante para a minha carreira”, comemora.

Quando não está jogando como zagueiro do time, Daniel ocupa a posição de estudante. “Sempre tive em mente conciliar o esporte e os estudos, fiz isso a vida toda”, conta. No ano passado, o rapaz começou a cursar Direito presencial na PUCPR, mas após receber a proposta do clube, precisou fazer alguns ajustes. Felizmente, conseguiu levar a Universidade consigo para Prudentópolis. “Passei a fazer EAD pois vi que a PUCPR possibilitava um ensino de qualidade, em que o pessoal confia”, explica.

Planejamento e disciplina

daniel; graduação em negócios; negócios EAD; EAD pucpr; jogadorDepois dos treinos, que costumam ocorrer de manhã e à tarde, Daniel se dedica à graduação em Negócios EAD da PUCPR, reservando a parte da noite para os estudos. É uma rotina puxada, que exige planejamento e muita disciplina – ambas habilidades que o rapaz já pratica em campo. “Existe quase um paradigma de que atleta não estuda, principalmente de futebol. O pessoal tira sarro às vezes. Mas sempre que você quer fazer uma coisa diferente, não pode ligar muito para a opinião dos outros”, relata. “Quero ser um exemplo de que jogador pode sim estudar”.

A dedicação fora de campo é uma tática bem definida, que mistura o pensamento a longo prazo com ampliação de horizontes. “Acho bem importante ter dois caminhos, pois isso gera muitas possibilidades. A carreira de um atleta profissional de futebol é curta, por volta dos 40 anos já está aposentado, sem contar que é muito incerta, mais que muitas outras profissões. Além disso, conhecimento sempre é bom”, avalia Daniel. Para ele, a possibilidade de empreender e abrir o próprio negócio no futuro é uma ótima perspectiva.

O rapaz não tem medo de sonhar grande, tanto dentro quanto fora de campo. “Quero estar sempre crescendo, chegando a clubes maiores, da elite do futebol brasileiro”, ele planeja. Após concluir a graduação em Negócios, Daniel também pretende colocar os conhecimentos em prática, talvez fundando sua própria marca de roupas. “O curso tem bastante possibilidades e oferece bastante ferramentas. Tenho objetivos de empreender, e acho a parte de inovação bem interessante”.

Saiba mais: Multipotenciais e multicarreiras – o que são e que caminhos podem surgir a partir deles?

EAD PUCPR

Com o EAD da PUCPR, o estudante tem autonomia para fazer sua própria rotina de estudos, escolhendo o melhor lugar e horário para desenvolver suas atividades. Por meio de um tablet, smartphone ou notebook conectado à internet, é possível acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para assistir aulas, acessar o material didático e interagir com tutores, professores e colegas.