Gente da PUC

Gente da PUC - 29 maio 2022

Nota de pesar: PUCPR lamenta o falecimento de Ir. Clemente Ivo Juliatto

O Ir. Clemente – educador Marista e maravilhoso companheiro - foi dono de uma inteligência privilegiada a serviço da gestão e da missão

A PUCPR comunica, com profundo pesar, que o Reitor Emérito da Universidade, Irmão Clemente Ivo Juliatto, faleceu nesta manhã (29), no Hospital Marcelino Champagnat, por falência múltipla de órgãos. O velório acontece na Paróquia Jesus Mestre da PUCPR a partir das 19h deste domingo (29). A Missa da Esperança Cristã será na segunda (30), às 09h30. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Pedro Fuss na Rodovia BR-376, Km 13,5, Nº 12.619, Bairro Ouro Fino, em São José dos Pinhais, PR.

O Irmão Rogério Mateucci, reitor da PUCPR, decreta luto oficial de três dias e convida a todos para se despedirem do Irmão Clemente, presencialmente, na Capela Jesus Mestre, nos horários indicados ou acompanhando a transmissão online ao vivo pelo canal oficial da PUCPR no Youtube. As aulas do dia 30/05 estão suspensas para todos os estudantes da PUCPR, de todos os cursos e modalidades.

O Ir. Clemente – educador Marista e maravilhoso companheiro – foi dono de uma inteligência privilegiada a serviço da gestão e da missão.

Em sua formação inicial Marista, destacou-se como professor de matemática em Franca, como diretor e administrador em Londrina, onde foi convidado pelo Ir. Dario Bortolini, no final do ano de 1974, para integrar a Reitoria da Universidade Católica do Paraná, onde permaneceu até o final de seu Reitorado em 2013. Foi também um marista totalmente dedicado à educação integral de seus alunos, muito elogiado pelos seus conhecimentos e sua didática em sala de aula.

Como Conselheiro Provincial, atuou com visão de futuro, delicadeza na reflexão e equilíbrio nas decisões. Em seus estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado em universidades americanas e europeias conseguiu aprovação com louvor e, até mesmo na grave enfermidade que quase o abateu, nos anos de 1990, saiu-se muito bem graças a sua paciência, tenacidade e fé.

Dirigente da Mantenedora SPC, foi um articulador, um apoio e um líder, formando a incentivando o time dos colaboradores e colhendo os frutos de uma administração renovadora. Chamado como conferencista em congressos de educação no Brasil e no exterior sempre obteve êxito assim como quando eleito para diretoria de associações nacionais e internacionais.

Durante 16 anos como Reitor da PUCPR, dando continuidade aos seus dois antecessores Osvaldo Arns e Euro Brandão, colocou a Universidade em destaque no cenário educacional: foi prudente, determinado, líder e inovador.

“Sua inteligência privilegiada veio sempre ornada com um coração sensível e uma cultura invejável. Escritor e amante da natureza, dos esportes, das artes numa espiritualidade genuinamente cristocêntrica e marial. Enfim, foi um líder a serviço da paz e da união das pessoas”, relembra o Ir. Dario Bortolini as palavras o Sr. Ulisses Juliatto, pai do Ir. Clemente, disse ao Ir. Henrique Augusto, então Diretor do Champagnat, do Alto das Mercês, quando veio trazer-lhe uma carroça de feno para os animais, lá pelos inícios de 1951. Na carroça estava embarcado o pré-adolescente Clemente. “Irmão Henrique”, disse o pai, “vê se o senhor e os Irmãos fazem algo de bom com esse meu filho”… E o pedido do pai floresceu abundante no filho!