Gente da PUC

Gente da PUC - 10 set 2020

“Eu acredito que na crise vêm as oportunidades”

Alessandro recebeu um desafio profissional e decidiu se preparar melhor para ele, mesmo em um momento tão conturbado

Pós-graduação

Alessandro Malucelli é formado em Engenharia Mecânica e começou a vida profissional estagiando em equipes de engenharia de grandes empresas de Santa Catarina. Uma delas foi a Whirlpool, onde ele trabalha há 15 anos.

Apesar de estar muito bem colocado no mercado de trabalho, tendo passado por diferentes plantas da Companhia, inclusive no exterior, Alessandro não se acomodou. Ele colocou em prática uma das tendências apontadas como essencial para a manutenção dos profissionais no mercado de trabalho: o lifelong learning (aprendizagem para toda a vida, em tradução livre), em que há atualização constante por meio de graduações, especializações e cursos livres.

Com o desafio de liderar a conversão digital da empresa na América Latina, ele sentiu que precisava se preparar melhor e foi buscar uma pós-graduação. “Ao mesmo tempo que estamos aprendendo a lidar com o digital no nível pessoal, as empresas também então incorporando isso”, observa. “Mas é uma mudança grande que afeta toda a empresa. É algo que demanda adequar plano estratégico, métodos, técnicas e qualificação das pessoas, então, como se preparar?”

Alessandro pesquisou cursos em diversas universidades, inclusive no exterior, e escolheu a especialização em Engenharia e Gestão da Indústria 4.0: produção inteligente e flexível, na PUCPR. Segundo ele, a grade do curso o ajudaria a responder as questões trazidas pela mais recente oportunidade profissional. “Eu percebi que o curso poderia me ajudar porque ele trazia questões de estratégia e, também, a parte técnica necessária para o que eu precisava fazer na empresa”, explica.

Sua percepção, como ele percebeu rapidamente, estava certa. Além de já aplicar técnicas de manufatura digital que tem visto na pós-graduação da PUCPR, Alessandro tem que tornando um multiplicador do lifelong learning: “mais pessoas da minha equipe estão se sentindo motivadas a fazer especialização”, conta.

Pós que mostra caminhos

A experiência no curso, porém, está mostrando novas oportunidades para o pós-graduando: ele já tem conversado com os professores sobre iniciar um mestrado e se tornou sócio e cofundador da Maha 3D, uma startup de impressão 3D voltada à manufatura aditiva. “Isso foi muito inspirado pela pós ao pensar sobre as relações entre indústria, o ambiente de startups, tecnologia e a Universidade”, relembra Alessandro. “Hoje eu entendo que é necessário unir a academia à indústria porque a Universidade é um espaço para desenvolvimento de ideias”, complementa.

Para Alessandro, que começou o curso em abril, logo no início da pandemia, essa foi a melhor oportunidade para voltar a estudar. Mesmo tendo planos de fazer a pós-graduação antes de tudo acontecer e morando em Joinville (SC), com mais tempo em casa, sem deslocamentos, não havia desculpas para não começar. “Eu acredito que na crise vêm as oportunidades. A gente precisa aproveitar a instabilidade para se aprimorar, porque em algum momento as coisas vão voltar e as empresas vão precisar de gente qualificada”, defende.

Ele comenta que o networking, tão importante para os estudantes de especialização está diferente, já que não há contato presencial com os colegas, mas tem sido possível estabelecer conexões. “O curso não perdeu nada por ser remoto”, observa.

Alessandro entendeu que sempre existe um “depois”, inclusive para a pandemia, e optou por sair na frente, preparando-se para os desafios do trabalho desde já. Aproveite a oportunidade para se qualificar e esteja preparado para o futuro. As inscrições para a Pós-Graduação da PUCPR estão abertas. Clique aqui e comece já o seu futuro.

Quero me preparar para o pós!